Alimentos ultraprocessados e as consequências do seu consumo desenfreado

Tema: Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/04/2025
Nota tradicional: 880
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No jogo My Little Nightmare, uma das fases mostra vários homens consumindo os pedaços de carne dopados, obsessivamente, por culpa do vício. Ao transpor o campo artístico, nota-se que o efeito causado pela comida no jogo é comparável ao efeito causado pelas comidas ultraprocessadas na sociedade, uma vez que os alimentos são cada vez mais modificados para incentivar o seu consumo, mesmo que prejudicasse a saúde da população. Com base nesse contexto, faz-se profícuo observar a suscitação de doenças crônicas e o vício como dois dos principais efeitos da ingestão desses produtos alimentícios.

Diante desse cenário, é importante entender que esses alimentos são, extremamente, nocivos para saúde. Na pesquisa mostrado pela CNN Brasil, os cientistas encontraram a relação entre o consumo excessivo desses produtos com o agravamento das três das principais doenças crônicas - obesidade, diabete tipo 2 e hipertensão arterial. Isso acontece porque são adicionados diversos aditivos cosméticos, com pouco ou nenhum valor nutricional, nos alimentos ultraprocessados, com objetivo de embelezar o produto para vender, exageradamente, em troca de mais capital para quem produz. Sob essa óptica, é perceptível que a saúde dos consumidores não é a prioridade das empresas. Como resultado, a população fica vunerável às afecções e às enfermidades.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém mencionar que esses alimentos viciam e o vício é causado tanto pela formulação das substâncias, quanto pelo fácil acesso dos produtos ultraprocessados. Mostrado em uma reportagem feito pelo Estadão, aproximadamente 30% do total das movimentações da economia por ano no Brasil foram por causa do consumo de bens alimentícios. Entre eles, cerca de 15% foram para as empresas que vendiam produtos ultraprocessados. Isso acontece porque, além das modificações químicas para que eles se tornem mais palatáveis, o que já formentariam um vício para quem alimenta-se desses produtos, em geral os alimentos ultraprocessados são mais baratos do que os alimentos inteiros. Dessa forma, as pessoas com menos condições financeiras veem-se sem escolhas, precisando consumir as comidas viciantes e mórbidas. Como consequência, aumenta, também, a desigualdade social no Brasil. (Delimite as discussões apresentadas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é evidente a necessidade da regulamentação rigorosa dos alimentos ultraprocessados. Para isso, cabe ao Ministério de Saúde - responsável pelo bem estar da população -, em parceria com os órgaos de comunicação, conscientizar a população sobre os males dos produtos ultraprocessados e oferecer as alternativas acessíveis para substituir as comidas nocivas por outras mais saudáveis, por meio de divulgações oficiais nos sites e nas redes sociais do governo, com a finalidade de diminuir o consumo desses produtos. Assim, a população brasileira se diferenciaria dos homens em My Little Nightmare e terão uma vida com saúde. ​​​​​​​(Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos