Catástrofe alimentar: um caminho sem volta

Tema: Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/04/2025
Nota tradicional: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC), define-se como o estado de equilíbrio físico, mental e social dos indivíduos. Infelizmente, no Brasil atual, tal conceito não se encontra em sua plenitude, haja vista que o consumo de alimentos ultra processados geram efeitos danosos para o bem-estar dos brasileiros. Nesse sentido, cabe analisar como o ideal capitalista exercido pelas empresas e o desconhecimento da população quanto aos riscos do consumo perpetuam no problema debatido. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

De início, cabe analisar o resultado do capitalismo empresarial na difusão dos alimentos altamente processados. O ideal capitalista constitui-se um pensamento em que o lucro se torna o objetivo final, sendo que este pode ser alcançado por meio da alienação dos consumidores. Dessa forma, a iniciativa privada busca nos alienar através do marketing e das propagandas, criando em nossa mente a vontade de consumir, utilizada de forma a gerar lucro. Como exemplo, vemos a grande propaganda de alimentos industrializados no Japão, que influenciam diretamente a mentalidade consumista da população. Com isso, vemos a grande dominação exercida pelo capitalismo. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de conscientização da população auxilia na continuidade dos efeitos desses produtos maléficos. Devido à dificuldade de acesso a nutricionistas e profissionais em alimentação, em razão do alto custo, muitos brasileiros continuam consumindo alimentos que trazem risco ao bem-estar, resultando em problemas de obesidade, diabete, hipertensão, entre outros. Dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2023 revelam que 28% dos indivíduos adultos são hipertensos, sendo que grande parte não possui conhecimento a respeito da nutrição correta a ser seguida.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) É notável, portanto, que a visão do lucro e o desconhecimento são fatores determinantes a respeito do consumo de alimentos ultraprocessados. Dessa forma, para solucionar essa questão, cabe à mídia televisiva, veículo de grande importância na comunicação, realizar a conscientização acerca dos efeitos causados pelos produtos industrializados, por meio da transmissão de entrevistas com nutricionistas e profissionais, a fim de tornar a orientação alimentar mais acessível para o público. Somente assim, a saúde poderá vigorar plenamente no cotidiano dos brasileiros. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos