Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Os alimentos ultraprocessados surgiram durante a Segunda Guerra Mundial para saciar a fome dos soldados e deste então elas ainda estão presentes na vida dos brasileiros até os dias de hoje. O aumento dos efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros resultam em impactos negativos na saúde daqueles que consomem, como obesidade, anemia, hipertensão entre outras doenças associadas a má alimentação. (Truncamento) Ocasionando nos brasileiros a dependência em consumir alimentos ultraprocessados. (Use sinônimos) Vale destacar que essa problemática é fruto dos órgãos governamentais. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim de solucionar tais problemas.
Em primeiro plano, podemos destacar a ausência de uma matéria nas instituições escolares que ensine desde a infância a importância de uma alimentação saudável para a saúde, para não vir a ser um adulto com a saúde comprometida como vemos na atualidade. Vale pontuar que esse impasse deriva da baixa atuação dos órgãos governamentais por não cumprirem com suas obrigações no quesito saúde e alimentação. Segundo o filósofo grego Hipócrates "somos aquilo que comemos" entretanto, essa frase se aplica somente na teoria e não necessariamente na prática. Cabe às autoridades tomar conhecimento desse viés para que tais medidas sejam tomadas de forma urgente. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório que a maior parcela de culpa está no Estado, pois é essencial sua postura para mitigar os problemas presentes na sociedade. Segundo o estudo do O Globo, cerca de 57 mil mortes por ano no Brasil estão associadas ao consumo de alimentos ultraprocessados. Partindo desse pressuposto, a sociedade merece a atenção devida para mitigar esse impasse. (Explore mais o argumento apresentado)
(Boa estratégia coesiva) Assim, ações são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Necessita-se, urgentemente, que o Poder executivo junto com o Poder legislativo criem leis que incluam uma matéria ou que promovam palestras nas escolas a fim de ensinar e incentivar uma alimentação saudável no dia a dia dos alunos e para que possam passar essa informação também aos seus responsáveis. É fundamental e de extrema importância que o Governo faça parceria com a mídia e crie anúncios por meio de redes sociais ou propagadas em rede de telecomunicações que venham atingir um público maior. Só assim a citação do filósofo Hipócrates será vivenciada pelos brasileiros. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |