Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira, em 1888, adaptou o lema “Ordem e Progresso”, (Sem vírgula) não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação brasileira, que no contexto atual enfrenta diversos dilemas . Nessa lógica, entre esses entraves os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta no retrocesso do desenvolvimento social. Logo, esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e na apatia social.
Em primeiro lugar, há de se constatar a débil ação do Poder Público em promover a diminuição dos efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados. Nesse contexto, esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao visarem um retorno imediato de capital político, negligenciam a conservação de direitos essenciais, como a garantia à saúde. Em decorrência desse desleixo estatal, cria-se um ambiente propício para a ausência de investimentos em projetos, que busquem implementar regulamentações mais rigorosas para a produção e venda de alimentos ultraprocessados. Destarte , medidas precisam ser adotadas.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é necessário destacar a apatia social diante dos efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros . Nesse sentido, segundo Oscar Wilde, filósofo irlandês, “a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação”. Entretanto, quando se mantém o quadro ausente de ações sociais efetivas, como promoção de debates, improvavelmente a melhoria citada por Wilde tornará-se uma realidade, haja vista que os brasileiros tendem, na maioria das vezes, a desenvolverem uma visão ilimitada em torno do problema, acreditando que o estorno é dubitável, por conseguinte, gera-se uma deficiência em relação à conscientização sobre os riscos do consumo de alimentos ultraprocessados para a saúde, como a obesidade. Dessa, medidas precisam ser adotadas.
(Boa estratégia coesiva) Há de se combater, portanto, o desafio. Nesse viés, a mídia, responsável por promover informação , deve garantir debates em programas televisivos semanais, por meio de entrevistas, as quais busquem conscientizar a população sobre os danos causados pelo consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros. Outrossim, essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado, que, por sua vez, assevera regulamentações mais rigorosas. Somente assim, com a conjuntura de tais ações os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional como uma realidade mais próxima. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |