Menos Ultraprocessados, Mais Vida.

Tema: Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/04/2025
Nota tradicional: 640
Nota IA: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na contemporaneidade, a utilização de alimentos atulhados de açúcares, sódio, sal e gorduras, somada a uma facilidade no consumo por estarem consumados, tem afetado gravemente a saúde da população, mas especialmente das crianças. Isso ocorre pelo fato de a indústria alimentícia ter propagandas e embalagens voltadas ao público infantil, o qual é o mais exposto a esse tipo de alienação. No documentário Muito Além do Peso, há um foco em mostrar como a obesidade tem afetado as crianças e como os pais deveriam agir para impedir maiores consequências em sua vida no futuro. Dessa forma, é fundamental discutir os impactos da alimentação industrializada na saúde, analisando seus benefícios e riscos. (Aborde o tema de modo mais amplo)

Ademais, o consumo exagerado dos ultraprocessados tem afetado não apenas as crianças, mas toda a sociedade. Isso ocorre pela facilidade no preparo e no consumo. Um dos fatores principais para esse acontecimento é a alta carga de trabalho, na qual muitos, além das oito horas de serviço diárias, ainda têm que enfrentar trânsitos e transportes públicos lotados. Segundo Karl Marx, "trabalha-se à noite, as refeições irregulares são realizadas na maior parte do tempo no local da fábrica envenenado pelo fósforo". (Reveja essa citação) Isso demonstra que o trabalho tem papel crucial no aumento do consumo de formulações industriais. Desse modo, é imprescindível que, para a diminuição da demanda, sejam melhoradas as condições de trabalho para que os trabalhadores tenham o direito de consumir produtos livres de substâncias químicas prejudiciais à saúde.

(Boa estratégia coesiva) Outro aspecto relevante é que muitas empresas têm utilizado progressivamente mais substâncias e conservantes nos industrializados. Com isso, a alimentação livre de substâncias perigosas à saúde tem se tornado cada vez mais difícil. Em um caso recente, tivemos a descoberta de que a multinacional Nestlé utiliza açúcar no leite Ninho vendido na África, Ásia e América Latina, lesando principalmente os bebês, que são um dos maiores consumidores desse leite. Tal conjuntura xenófoba afeta não apenas a credibilidade da empresa, mas também a saúde humana, em detrimento do lucro. (Reelabore a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, são essenciais medidas operantes para a reversão do consumo de embutidos associados à obesidade infantil e a problemas cardiovasculares. Para isso, compete à Anvisa investir na fiscalização dos produtos que são produzidos e consumidos, bem como na verificação das substâncias e fórmulas químicas utilizadas para a manufatura. Ademais, em parceria com o Ministério da Saúde, deve-se desenvolver uma nova legislação alimentícia que imponha limites ao uso de ingredientes altamente nocivos à saúde. Somente com essas e outras medidas poderemos avançar no combate à obesidade e ao consumo excessivo de processados. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos