[Sem título]

Tema: Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/04/2025
Nota tradicional: 960
Nota IA: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante o período da Primeira Guerra Mundial, a criação de alimentos de alta durabilidade foi necessária para que soldados pudessem se alimentar adequadamente mesmo depois de dias no campo de batalha. No entanto, essa conveniência moderna, representada pelos alimentos ultraprocessados, tem gerado um grave problema de saúde pública. No Brasil, o consumo desses produtos cresceu significativamente, contribuindo para o aumento de doenças crônicas como diabetes e obesidade. Logo, deve-se identificar as causas e consequências dessa problemática, como a influência midiática e a desnutrição, respectivamente. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Em primeiro plano, observa-se que a publicidade de produtos ultraprocessados dificulta a reversão da problemática. A propaganda acerca desses produtos foca nas suas qualidades, como a praticidade e sabor, abusando de elementos gráficos que têm como objetivo atrair o consumidor, ignorando completamente os malefícios desses alimentos. Nesse contexto, a empresa “Coca-Cola” relaciona seu refrigerante a algo refrescante e saboroso em suas propagandas, não citando que seu produto é alto em aditivos químicos e açúcar, por exemplo. Esse é um exemplo de como a publicidade contribui fortemente para o crescimento exacerbado do consumo de ultraprocessados no Brasil. (Delimite e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é preciso considerar as consequências da problemática, como a desnutrição. O consumo exagerado de ultraprocessados impacta diretamente a quantidade de fibras, proteínas, sais minerais e nutrientes no corpo, já que esses alimentos possuem pouquíssimo valor nutricional. Sob esse viés, o Mapa Mundial da Fome caracteriza a parte da população que se alimenta unicamente de alimentos industrializados como faminta, já que estão desnutridas. Essa parcela da comunidade pode desenvolver sérios problemas de saúde como hipertensão e demência, originados da desnutrição. Dessa forma, é importante controlar esse problema.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de diminuir o consumo de ultraprocessados no Brasil, o Poder Legislativo- órgão que gera as leis do país- deve, por meio de mudanças objetivas em leis já existentes, regulamentar a publicidade desses produtos, forçando as propagandas a terem mais clareza acerca da origem e dos malefícios dos alimentos industrializados. Ademais, visando o combate a desnutrição, pequenos produtores devem criar, junto com a comunidade local, feiras orgânicas regulares, assim facilitando o acesso a produtos nutritivos o que diminuiria os riscos à saúde pela falta de nutrientes. Com essas medidas implementadas, o Brasil passará a lutar contra o avanço no consumo de ultraprocessados. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos