O Perigo

Tema: A importância de incentivar a adoção de animais de rua

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/03/2025
Nota tradicional: 560
Nota IA: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É notório a quantidade exorbitante de animais em situação de rua que não recebem os cuidados devidos, situação decorrente da instabilidade que é a falta de um lar. frente a isso, é de suma importância a busca pela resolução desse problema. problema esse que tem como uma de suas bases o desinteresse governamental oriundo da passividade social e cultural quanto ao bem estar dos animais. (Melhore a contextualização do tema)

Em um primeiro momento, é necessário entender a relação do estado com o mantimento do bem estar da fauna. O Governo Federal reconhece os animais como "sujeitos de direito e não como objetos". contrário a isso, pouquissimas ou até mesmo nenhumas medidas são tomadas para a garantia REAL dos direitos dos animais urbanos. É claro o desinteresse governamental quanto a essa questão (Vírgula) tendo em vista que sequer existem propagandas que incentivam a adoção de animais em situação vulnerável, pauta essa que tem o poder de amenizar bruscamente o cenário que se vê nas ruas do Brasil e que não demanda tamanho investimento. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, conclui-se que é de suma importância a adoção de animais em situação de rua, sendo dever do Estado a garantia da saúde dos mesmos e também a aplicação da lei sob aqueles que desrespeitam os direitos do animais. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos