[Sem título]

Tema: A importância de incentivar a adoção de animais de rua

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/03/2025
Nota tradicional: 720
Nota IA: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

São & Salvo é um livro que conta a história de animais adotados e ajuda no patrocínio de uma ONG (Desenvolva a sigla). No entanto, o que se observa na realidade é o oposto da ficção, uma vez que A importância de incentivar a adoção de animais de rua apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de São & Salvo (Essa ideia não foi desenvolvida com clareza). Esse cenário antagônico é fruto da negligência governamental. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim de analisar seriamente as raízes dessa problemática é medida que se faz imediata.

Contudo, é essencial pontuar que o impasse deriva da baixa atuação dos setores governamentais que não cumprem com suas obrigações. Segundo a pensadora Esther Carvalho, os cães de rua geralmente são abandonados, eles vivem à mercê de restos de comida e abrigos que conseguem encontrar para sobreviverem. Quando passar por um cão abandonado na rua, lembre-se, é uma vida clamando por socorro. Entretanto a realidade é diferente no Brasil, pois muitos animais de rua são maltratados ao invés de acolhidos, a falta de atuação das autoridades contribui para esse quadro alarmante. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Melhore a apresentação desse argumento)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar o Estado como promotor do problema. De acordo com A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 30 milhões de animais vivem nas ruas do Brasil. Partindo desse pressuposto (Vírgula) é notório a falta de medidas mediante a esse viés, já que os governantes não contribui para a melhor qualidade de vida desses irracionais, assim crescendo o número de animais abandonados e vítimas de agressões por não ter um lar. (Explore mais a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar o avanço da problemática na sociedade brasileira. Necessita-se, urgentemente, que o Ministério Público em parceria com a mídia criem campanhas incentivando a adoção de animais em situação de rua e que venham a punir severamente aqueles que o maltratam, (Justaposição) só assim a história do livro São & Salvo será vivenciada. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos