[Sem título]

Tema: A importância de incentivar a adoção de animais de rua

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/03/2025
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ser um ser vivo é um processo muito difícil, pois além de ter milhões de possibilidade de seu espermatozoide nem ser fecundado é grande e cada existência, já é uma vitória. Entretanto esse nem se compara quando você já nasce como se fosse algo que não tem muita importância, como os animais (Vírgula) que apesar de não serem racionais, tem sentimentos. A adoção de animais é fundamental quando os mesmos não têm a chance de aproveitar a pequena vida deles, quando nascem em um ambiente inadequadao.Além de garantir uma fofura que pode alegrar o dia a dia, vai tirar eles de ter uma vida difícil e até mesmo "judiada", longe da fome e garantindo-lhes uma amor e carinho. (Melhore a contextualização do tema)

"O cachorro é o melhor amigo do homem", quem nunca ouviu está frase? Bom ela é muito logica, pois como sempre o ser vivo nunca foi feito para ser sozinho e as vezes nem precisam ser da mesma espécie para se completarem. A adoção faz bem; (Vírgula) ela muda ambas as vidas do adotado e seu dono. A origem desses animais aos centros de adoção é triste, alguns sofreram com a fome, solidão e até fisicamente, o que afeta a qualidade de vida deles, tornando-se incapazes de encontrar a felicidade. A ação de adotar pode mudar 100% de suas vidas, que de miserável se torna incrível num lar de muito carinho e felicidade. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Paralelamente a isto, a vida do dono se torna outra! A laço que cria se torna imenso; que pode tirar-lo de um estado mental perturbador e senti-se menos só. No filme Beethoven, retrata todo esse apego e relação amorosa, onde o cão protagonista a partida do seu dono nunca perde a esperança de que ele volte, pois nada pode apagar o verdadeiro amor entre dois seres.

Contudo, para efetivar e avançar a adoção de animais de rua, o Governo Estatal deve promover campanhas incentivando a adoção e deve zelar por um bom dono, de modo que todo cuidado com esses animais seja garantido, ressaltando o amor e carinhos que devem receber, assim a comunidade de pets em situação vulnerável teriam uma vida mais digna que eles merecem. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos