No período da Roma Antiga,animais selvagens e abandonados eram colocados para lutar contra escravos,como forma de entreter a população romana. Em analogia a esse contexto histórico,verifica-se a extrema importância de incentivar a adoção de animais de rua (Melhore a relação entre as ideias apresentadas. Não ajudou na contextualização do tema). Para isto, cabe rever o descaso social e a mentalidade familiar como forma de promover combates eficazes.
Segundo o sociólogo Durkheim "o egoísmo é fruto em grande parte da sociedade" e,acerca disso,percebe-se a não valorização dos animais de estimação.Isso significa que, (Sem vírgula) a maioria destes (Vírgula) quando está com uma certa idade (Vírgula) são jogados na rua para morrer,logo após os donos compram outros,para continuarem com um animal "legal". Além de que, (Sem vírgula) algumas pessoas fazem de tudo para matarem estes animais,como atropelar,envenenar e muitas outras,tudo pelo seu ódio com animais sem e família. (Reestruture essa discussão)Dessa forma,a cegueira branca apresentada por José Saramago à qual, (Sem vírgula) consiste no sentimento que leva o ser humano à perdição é incorporada.
Sobre outro aspecto, trata-se um mal exemplo vindo da família, que acaba perpassando a ideia de que animais adotados valem menos que os comprados.Porém,alguns perpetuam a ideia de que adotar é salvar uma vida abandonada,o que faz que muitos se sensibilizam em salvar uma vida.Prova disso, (Sem vírgula) é um caso noticiado pelo g1,onde um idoso acolhia todos os cachorros abandonados de seu bairro e os levava para casa, onde já tinha dezenas de cachorros. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Diante das ideias supracitadas,verifica-se de elaborar medidas cabíveis.Para tanto,cabe ao Estado -como responsável pela ordem nacional- em especial aos legisladores,criar projetos de lei e campanhas de conscientização junto com orgãos sociais,como forma de mudar o pensamento da sociedade. (Truncamento) Além, (Sem vírgula) da necessidade de se colocar destes animais abandonados, (Sem vírgula) para perceber o que o abandono faz. Dessa forma,a ideia de João Cabral de Melo Neto "um galo sozinho não tece uma manhã" (Discussão não apresentada em outro momento do texto) é apresentada. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |