A importância de incentivar a adoção de animais de rua
Enviada em: 11/03/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
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fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
80
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final
720
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Observando o cenário atual brasileiro, é perceptível que bastante se tem discutido sobre (Melhore a construção de sentido) "A importância de incentivar a adoção de animais de rua". Diante da persistência desta temática, torna-se relevante a análise de alguns aspectos, como o fato do número de ONGs (Desenvolva a sigla) acolhedoras de animais ser muito baixo e sobre os gatos e cães serem mais adotados por pessoas em situação de pobreza (Melhore a construção dessa ideia). Desse modo faz-se necessário um debate sobre essa dificuldade.
Em primeira análise, é importante destacar que claramente todo ano a quantidade de cães e gatos em situação de vulnerabilidade aumenta. Mesmo diante de tal problema, é perceptível que raramente são construídas mais ONGs para acolher esses animais durante o processo de procura por um lar fixo. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é válido salientar que as pessoas que vivem nas ruas têm mais empatia pelos pets do que aqueles que têm condições. Nota-se portanto que aqueles que estão acima da linha de pobreza não adotam bichinhos, pois preferem comprar, em vez de tirar um da rua e transformar sua vida. Mas se os moradores de rua salvam vidas animais de sua triste realidade nas ruas, porque aqueles bem estabilizados não podem? (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto é inegável que esse é um tema bastante problemático, principalmente porque envolve vidas animais e é uma grande responsabilidade. Desse modo é primordial que as organizações de proteção animal tomem atitudes, expondo frequentemente sobre a importância de adotar um animal de rua, pois após serem tratados, serão tão saudáveis quanto os de pedigree, sendo importante também, (Sem vírgula) enfatizar que diariamente cães e gatos morrem nas ruas por atropelamento, fome, sede ou alguma doença adquirida de parasitas, tudo isso podendo ser evitado, graças à alguém com estabilidade financeira, um lar aconchegante com condições de ser moradia de um pet e responsabilidade de cuidar com carinho. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
160
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
80
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.