INCENTIVO A ADOÇÃO DE PETS É BENÉFICIO

Tema: A importância de incentivar a adoção de animais de rua

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/03/2025
Nota tradicional: 680
Nota IA: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não se pode ignorar o fato de que milhares de animais são abandonados nas ruas em condições precárias, estes passam por muitas aflições por falta de carinho e atenção. Diante disto, o incentivo à adoção de pets de rua é favorável, tanto para eles quanto para seus futuro donos. Com tudo, (Não há ideia de oposição) é comprovado cientificamente que a probabilidade de ter problemas cardíacos e outros são 40% menor em tutores destes, além de fazerem bem para os idosos, previnem alergias em crianças, e o ideal, fazem bem psicologicamente. (Melhore a contextualização do tema)

Ademas, a atitude de adotá-los é um verdadeiro combate ao abandono, fazendo com que os animias se sintam amados e seguros, recebendo uma segunda chance. A decisão de adoção deve ser tomada com responsabilidade e levar em consideração alguns termos: Tempo, dedicação, comprometimento com a alimentação do bicho adotado, idas frequentes ao veterinário, vacinas em dias e recursos financeiros. Tudo para que o animal adotado tenha conforto e apoio. (Abordagem superficial)

Diante desse cenário, o indivíduo deve ter sã conciência que esse tipo de atitude irá diminuir o índice de abandonos e maus-tratos. Portanto, é aconselhável adotar ao invés de comprar, pois os bichos não são mercadorias, são animais sentimentais. Comprando, incentiva a comercialização ilegal, o tratamento que eles recebem nesses locais não são benéficos para eles, não contribuir com isso é um começo. Adote. (Abordagem superficial)

Por tanto, falar sobre essa temática com familiares e conhecidos, alertar sobre os problemas que o abandono causa, está ajudando muito na adoção responsável. A contribuição com ONGs e apoio a canis e gatis é de suma importância para que essas instituições possam ajudar mais e mais os animais acharem lares cheios de conforto e carinho.
Referente a este assunto, o pensador Ket Antonio cita: - Adotar é amor de graça. Quem abandona não tem raça. Isto quer dizer que a adoção favorecerá no amor incondicional entre dono e seu pet. (Reestruture essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Desse modo, cabe tanto ao governo e comunidades contribuirem com donativos para locais que apoiam os animais, para que forneçam todo o apoio, e invistam melhor nessa área. Às escolas ajudarem também com palestras e metodologias que trabalhem com voluntariado, para incentivar pais e educandos com esse assunto. Deste maneira todos irão fazer com que os animais tenham conforto e sintam-se amados mesmo antes de serem adotados. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos