[Sem título]

Tema: Regulamentação das redes sociais no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 28/02/2025
Nota tradicional: 680
Nota IA: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, é notável vermos uma exponencial disseminação de ódio e fake news nas redes sociais, o que levantou um grande debate sobre a privatização das redes sociais no Brasil. Dentre os principais agentes de tal problema podemos citar representantes dessas redes sociais e a comunidade usuária destas.

Ao passo que, (Sem vírgula) nosso país tenta uma regulamentação das redes sociais, um empecilho e gerado quando tenta-se com acordo com tais proprietários. Tal exemplo, é o caso da regulamentação da rede social "X" do possuidor Elon Musk com o Supremo Tribunal Federal brasileiro, onde Elon não demonstrou sequer compreensão.

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, a atual sociedade vê essa regulamentação como uma maneira de silenciar a liberdade de expressão. Algo que, (Sem vírgula) gerou demasiada polêmica quando olhamos a situação do Supremo Tribunal Federal ao tentar realizar tal manobra.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para uma possibilidade de regulamentação, é necessário que o Governo Brasileiro exija condições de operação das redes sociais no Brasil, e que, por assim gere campanhas que comprovem os impactos negativos da não regulamentação das redes sociais no Brasil. (Parágrafro frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos