
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
De acordo com a pensadora brasileira Djamilia Ribeiro (Vírgula) um problema só pode ser solucionado ao sair da invisibilidade, infelizmente no Brasil ainda há pouco debate referente a regulamentação das redes sociais. Essa inadimplência ao tema urge problemas sociais como o vicio em redes que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta milhares de jovens no mundo todo. Dentro deste contexto destaca-se dois fatores cruciais: a insuficiência governamental e a estrutura social contemporânea.
Segundo o filósofo São Tomás de Aquino todos os indivíduos devem ser tratados igualmente dentro de uma democracia, e possuem os mesmo direitos e deveres. Dessa forma, todos os sujeitos possuem direito ao acesso as redes sociais, afinal na atualidade tornou-se um meio imprescindível de comunicação e socialização entre os pares, porém este direito não deve sobressair-se a outros como a liberdade de expressão e tampouco infringir leis a partir da disseminação de ódio, preconceito e violência. Espera-se que o governo saia da neutralidade e assuma uma posição de fiscalizador real da até então conhecida por muitos como "terra sem lei".
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, existe um movimento popular contrário à fiscalização das redes sociais visto que muitos aproveitam este espaço para disseminar seus mais impuros vieses por terem plena consciência de que não serão punidos por isto. Além do mais, atualmente a rede social ocupa um espaço de compartilhamento entre os indivíduos, criando laços sociais em sua maioria limitados à tela. Crítica esta potencializada pelo pensamento do sociólogo Bauman ao tratar as relações da sociedade atual como líquidas e frágeis.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, como estratégia pode-se utilizar a sensibilização social aos malefícios e perigos das redes sociais através de propagandas midiáticas construídas pelo Ministério da Comunicação. Dessa forma, espera-se que a sociedade crie senso crítico e repense as verdadeiras vantagens de um fiscalização eficiente das redes sociais. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |