Por trás da máscara computacional

Tema: Regulamentação das redes sociais no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/02/2025
Nota tradicional: 800
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No período da ditadura militar brasileira, era manuseada a censura para mitigar as notícias, músicas e artes dos meios comunicativos que se mantinham contra o regime violento, já que as ações do qual, iam contra os direitos humanos. Nesse sentido, quando as diretrizes constitucionais forem feridas através das redes sociais, é essencial que haja regulamentações protetoras dos cidadãos vítimas de ataques cibernéticos e informacionais. Logo, procura-se solucionar a problemática do anonimato e da manipulação midiática, a fim de buscar um ambiente digital, seguro e pacífico.

Diante desse contexto, a anonimidade na interface de usuários dificulta o gerenciamento de desinformação e violações. De acordo com o experimento de Darren Brown, no qual uma audiência anônima pode decidir o que fazer com um homem, mediante de alternativas positivas e negativas. Onde a maioria impõe tanto a destruição de suas propriedades, quanto o seu sequestro e cativeiro. Em virtude disso, nota-se a relevância da identidade oculta, que permite nenhuma responsabilização por atos debilitantes e odiosos, assim inibindo ações judiciais práticas. Por isso, resultando tanto na inércia de respeito quanto na demolição do senso de comunidade estruturado via redes. (Reestruture essa discussão)

Convém relembrar da imoral e controladora maneira em que as mídias sociais agem no cotidiano nacional. Segundo o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill , ''Não existe opinião pública, existe opinião publicada''. Tal excerto persiste com constância na contemporaneidade, explanando o poder e controle exercidos pelas comunicações, onde narrativas e relatos compartilhados, (Sem vírgula) apresentam informações ocultas, falsas e focos específicos, direcionados. Consequentemente moldando a perspectiva populacional em torno de certos assuntos, a fito da obtenção de benefícios monetários e políticos. Desse modo, os discursos de ódio, intolerância e a polarização da sociedade, fortificam-se por intermédio de suas propagações de baixíssima veracidade, sem qualquer moderação.

(Boa estratégia coesiva) Em suma, a ausência de identificação e a exposição informática fraudulenta devem ser priorizadas. A partir de uma parceria entre o governo brasileiro e os aplicativos, em que os perfis anônimos serão atribuídos culpa por suas infringências (assédio, preconceito, etc), com a finalidade de defender as liberdades fundamentais dos habitantes do país. Paralelamente a atuação das empresas dessas aplicações teriam como obrigação contratual com o estado, delegar a verificação dos fatos promovidos por influenciadores ou noticiários em seus âmbitos, para que a disseminação de dados errôneos relevantes seja mínima. Portanto, acarretando na construção de uma estrutura tecnológica agradável e saudável, na qual a CF é respeitada com credibilidade e vigor. (Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos