
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Apesar de já termos ouvido que a internet é uma “terra sem leis”, isto não é verdade; (Sem ponto e vírgula) as próprias redes sociais designam regras aos seus usuários, e elas também oferecem a opção de denúncias, caso necessário; (Justaposição) entretanto, ocorrem diversas controvérsias a isto, crimes, disseminação de ódio, e é claro as fakes news. (Parágrafo frasal)
Por isso a regulamentação das redes sociais deve ser feita de maneira precisa e minuciosa, fazendo com que elas se tornem um espaço mais respeitoso, mas que ao mesmo tempo não controle seus usuários, tirando-lhes sua liberdade de expressão. (Argumentação limitada. Parágrafo frasal)
A melhor maneira de começar seria implementar as regras que já existem, ressaltá-las, o sistema de denúncias - que determina de uma certa defasagem -, poderia ser efetivamente melhorado, fazendo com que as pessoas denunciadas arcassem realmente com suas ações e as repensassem ao utilizar redes sociais novamente. (Abordagem superficial. Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Também seria necessário o julgamento daquilo que é realmente “errado”, censurar qualquer usuário não pode ser válido, pois isto tiraria a liberdade de expressão; portanto as plataformas devem deter de uma organização para que erros não sejam facilmente cometidos. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, a regulamentação é necessária, porém deve ser feita do jeito certo. Afinal, as redes sociais devem ser um lugar onde podemos nos expressar da melhor maneira que quisermos, a dizimação de certos comportamentos e conteúdos por lá compartilhados deve ser sim fiscalizada. As redes sociais estão ligadas ao nosso cotidiano, e elas interferem em quem somos, e o que fazemos, então devemos mantê-las o mais agradável possível, e provarmos que definitivamente é uma terra com leis.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |