As redes sociais, que hoje estão tão ligadas ao nosso dia a dia, deveriam ser um local divertido e informativo. Entretanto, seu rumo vêm traçando caminhos totalmente contrários. Algumas pessoas pensam que a internet é uma terra sem leis, e isso não deve continuar assim. (Melhore a contextualização do tema)
Com o avanço da internet, logo começaram a surgir as redes sociais, locais com o intuito de compartilhar mídia, interesses e opiniões; (Sem ponto e vírgula) apromixando, assim, pessoas de diversas partes do mundo. A chegada das redes sociais proporcionou também um novo tipo de profissão: os influenciadores digitais, que podem ser pessoas comuns mas que, como o nome sugere, são capazes de influenciar as pessoas. (Reestruture a discussão. Melhore a relação com o tema proposto)
(Melhore a estratégia coesiva) O problema começa quando as pessoas má intencionadas percebem uma brecha nas diretrizes e começam a espalhar mensagens de ódio e distorcer fatos. (Truncamento) Utilizando até, (Sem vírgula) ferramentas como a Inteligência Artifical, (Sem vírgula) para comprometer a imagem de outra pessoa. Dessa forma, a fake news se espalha rapidamente, e o influenciador deve sempre estar atento ao que irá transmitir às pessoas, e estas devem se atentar se o influenciador é realmente confiável. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, os governos e as próprias redes sociais devem tomar medidas por meio de leis e diretrizes eficientes que reconheçam quando algo está errado. (Truncamento) Pois, muitas vezes, mesmo com denúncias, o conteúdo não é retirado. Dessa forma, diminuiria uma boa parte da sugeira que vem acontecendo, deixando as redes sociais um pouco mais seguras. (Reestruture. Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |