
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Em 1510, o artista Rafael Sanzio pintava a obra que hoje se chama "Escola de Atenas", representando todos os intelectuais da época que, apesar das diferenças, reuniam-se para debater ideias e praticar a socialização. O ensejo ao debate visto na pintura de Rafael foi ampliado devido a criação das redes sociais, mas diferente dela, na sociedade brasileira percebe-se a perda do respeito por ideias distintas, uma vez que se sobressaem as consequências negativas das redes sociais na população, como os discursos de ódio, proferidos e largados sem nenhuma penalidade, mesmo com a ampla visibilidade. Diante disso, é fundamental analisar o que motiva essa conduta desrespeitosa nas comunidades virtuais, bem como o maior impacto dessas atitudes para além de uma tela de celular. (Melhore a construção dessa discussão)
Percebe-se, inicialmente, que, (Sem vírgula) a falta de intervenção do estado perante aos acontecimentos na internet motiva a ocorrência de crimes que seguem sem uma penalidade efetiva. Isso ocorre porque, segundo o filósofo Immanuel Kant, o excesso de liberdade conduz o ser humano a atitudes maléficas, e que, no caso das redes sociais, foge do conceito de liberdade de expressão, visto que atinge os direitos de outras pessoas. Assim, a escassez de leis que atuem no campo virtual não só aumentam os casos de crimes de ódio na internet, que segundo a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos chegaram a mais de 74 mil casos em 2022, número maior que em 2017, como também reduz a seguridade da efetivação dos direitos fundamentais dos cidadãos, uma vez que esses crimes afetam diretamente a saúde do indivíduo violentado.
(Boa estratégia coesiva) Convém pontuar, ainda, que as redes sociais são, entre outras coisas, objetos de manipulação dos indivíduos que consomem seus conteúdos. Diante disso, o sociólogo Milton Santos (Vírgula) em seu livro "Por outra Globalização", afirma que a internet possui um caráter de alienação entre seus usuários, uma vez que notícias circulam e são tomadas como verdadeiras sem nenhuma garantia de veracidade. Isso fica evidente ao tomar como base o estudo feito pela CNN Brasil, o qual revela que quatro em cada 10 brasileiros afirmam receber notícias falsas todos os dias, afetando diretamente suas vidas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é inegável que a falta de regulamentação das redes sociais é um problema que atinge diretamente o progresso do Brasil. Assim, é fundamental que o poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério da ciência, tecnologia e inovação, crie um "Projeto Nacional de Combate aos Crimes Virtuais", o qual vai conscientizar, por meio das redes sociais de amplo alcance, como o Instagram, as consequências de utilizar os espaços online negativamente, afim de melhorar o convívio digital e efetivar os direitos fundamentais do cidadão. Feito isso, a internet será cada vez mais um espaço democrático e respeitoso, assim como na obra de Rafael Sanzio. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |