
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Em 2024, por decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF), o site "X", antigo "Twitter", teve seu acesso bloqueado em todo o Brasil. Isso ocorreu devido à recusa do proprietário da empresa, Elon Musk, em colaborar com a justiça nacional na investigação de crimes cibernéticos e pela falta de regulamentação do site no país. Tudo isso gerou diversas discussões sobre os limites da liberdade de expressão e a segurança pública.
Nesse sentido, ainda que a Constituição Federal tenha a liberdade de expressão como um direito fundamental de todo cidadão, existem limites que devem ser respeitados. Sob esse viés, todas as pessoas podem sim divulgar e comentar nos ambientes online o que elas julgarem necessário, desde que aquilo que for compartilhado não cause danos a outrem ou contrarie as leis. Entretanto, nem sempre é isso o que realmente ocorre, visto que as redes sociais, devido a falta de fiscalização, são consideradas por muitos uma "terra sem lei", na qual os usuários se sentem livres para disseminar informações falsas e perigosas, bem como, (Sem vírgula) para cometer atos ilícitos em anonimato, como crimes de ódio e a publicação de pornografia infantil.
Sendo assim, a precária regulamentação da internet ameaça a segurança da população brasileira. Sob essa perspectiva, com o intuito de tornar o povo menos vulnerável aos abusos virtuais, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, resolveu proibir o uso da rede social "X" até que a ordem judicial fosse cumprida e o site seguisse as leis nacionais. Tal situação foi julgada como um ato de censura por parte do governo, por banir o site do país e exigir o compartilhamento de dados dos usuários ao pode público. No entanto, tal medida é fundamental para que mais crimes possam ser identificados e os seus infratores devidamente punidos. Desse modo, a segurança brasileira é preservada para que todos usufruam dos seus direitos igualmente. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que a regulamentação das redes sociais no Brasil é necessária para a justa garantia da liberdade de expressão e da segurança nacional. Para isso, urge que o governo exija dos sites que atuam no país o correto cumprimento das leis, assim como, (Sem vírgula) fiscalize constantemente a atividade online, a fim de combater toda e qualquer ameaça à integridade dos indivíduos. Além disso, é importante que o Estado conscientize os cidadãos a respeito dos perigos virtuais e dos limites da liberdade de expressão, através de campanhas nas mídias e nas escolas, por exemplo. Por fim, é sabendo que, como diz o ditado popular, "o seu direito termina onde começa o do outro", que um futuro mais digno e harmônico poderá ser criado. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |