
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
No século XVII, o filósofo John Locke, (Sem vírgula) interpreta a liberdade de expressão como um direito de todo ser humano, sendo um pilar fundamental uma sociedade justa. Traduzindo esse pensamento para a atual realidade brasileira, as redes sociais se tornaram a maior forma de se expressar, entretanto, essa comunicação anônima pode trazer problemas para o convívio social, uma vez que você pode falar sobre qualquer assunto, mesmo não tendo conhecimento, e sem se identificar. Nesse sentido, tendo em vista que estamos em um país com grande insuficiência legislativa e impunidade, é de extrema importância discutirmos sobre a regulamentação das redes sociais no Brasil.
Primeiramente, as redes sociais são a forma mais prática de conectar pessoas de todos os lugares, tendo um importante papel para a globalização, mas devido a essa facilidade, elas se tornaram a fonte principal de "fake news". Nesse cenário, se torna-se nítida a insuficiência legislativa do país, por exemplo no livro "Cidadão de Papel", de Gilberto Dimenstein, essa ideia das leis brasileiras se limitam a teoria, nunca sendo colocadas em prática, é muito discutida. (Melhore a construção desse argumento) Com isso, sem regulamentações, as mídias se tornam "terras sem lei", sendo um lugar inseguro para buscar informações e perigoso para expor ideias.
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, o ambiente digital tem se tornado cada vez mais violento de alguns anos para cá, e com a crescente cultura do cancelamento e web bullying, o usuário se encontra extremamente vulnerável. Para a mídia, não existe escapatória, qualquer opinião ou falta dela pode ser motivo de xingamentos, como a cantora Anitta, que recentemente deixou de expressar opiniões políticas na plataforma "Twitter" e foi um grande alvo de desmoralização (Reestruture essa discussão). Ademais, essas ofensas e ameaças feitas online, (Sem vírgula) não possuem nenhuma punição ou forma de controle, sendo assim, até mesmo ameaças de morte passam por impunidade por não serem consideradas "reais".
(Boa estratégia coesiva) Portanto, entende-se dever da Secretaria de Direitos Digitais - órgão criado para administrar mídias sociais, estando sob responsabilidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública - tornar ambientes virtuais mais seguros para a população por meio de novas leis. Com essa intervenção governamental, é possível formular novas legislações que criem punições para aqueles que utilizam a internet agressivamente com intuito de atacar o próximo, a fim de promover uma sociedade mais segura e livre de ameaças digitais. Com isso, a liberdade de expressão não será apagada, mas sim amenizada para manter uma sociedade mais justa conforme o pensamento de John Locke. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |