
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Com o avanço da globalização, a relação entre a humanidade e a tecnologia tornou-se cada vez mais precoce. Atualmente, desde a infância, os indivíduos são inseridos no universo digital, estabelecendo uma dependência quase inevitável dos dispositivos eletrônicos. Nesse cenário, regular e restringir o uso dessas ferramentas se apresenta como um grande desafio, uma vez que a sociedade está habituada a ter o "mundo" na palma das mãos. Assim, surge o questionamento: como chegamos a esse ponto e, mais importante, como podemos regulamentar essa realidade sem ferir direitos fundamentais?
No Brasil, algumas medidas têm sido adotadas para minimizar os impactos negativos da tecnologia. Um exemplo disso é a Lei n. 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas para alunos, professores e demais membros do corpo escolar. A intenção dessa legislação é reduzir a distração em sala de aula e incentivar o foco no aprendizado. Entretanto, a regulamentação da tecnologia não pode se limitar ao ambiente escolar, pois o uso das redes sociais apresenta desafios ainda mais complexos, especialmente no que tange à disseminação de discursos de ódio, fake news e crimes cibernéticos.
A liberdade de expressão, direito assegurado pela Constituição Federal de 1988, é frequentemente utilizada como argumento para evitar regulamentações mais rígidas sobre as redes sociais. No entanto, é fundamental ressaltar que esse direito não é absoluto. Nenhum indivíduo tem permissão para proferir insultos, disseminar desinformação ou incitar a violência, pois tais condutas configuram abusos que afetam a integridade de terceiros. Infelizmente, as redes sociais se tornaram um espaço fértil para a intolerância, onde usuários anônimos propagam preconceitos e incentivam comportamentos criminosos sem grandes consequências. (Apresente dados)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, a regulamentação das redes sociais no Brasil se faz necessária e deve ser estruturada de maneira eficaz. Uma das medidas fundamentais seria a criação de órgãos específicos para fiscalizar o conteúdo publicado, garantindo que discursos de ódio e informações falsas sejam rapidamente identificados e removidos. Além disso, seria essencial o desenvolvimento de mecanismos de verificação mais rigorosos para o cadastro de usuários, como a exigência de documentos oficiais para evitar a proliferação de perfis falsos.
Outra ação importante seria a ampliação das campanhas de conscientização sobre o uso responsável das redes sociais, especialmente para crianças e adolescentes. O governo, em parceria com escolas e empresas de tecnologia, poderia desenvolver programas educativos que orientem os jovens sobre os riscos do ambiente digital e os limites da liberdade de expressão. Ademais, pais e responsáveis devem ser incentivados a monitorar a atividade online dos menores, garantindo um ambiente mais seguro.
Por fim, sanções mais severas para crimes cibernéticos precisam ser implementadas, de modo a punir aqueles que utilizam as redes sociais para prejudicar outros indivíduos. O aprimoramento das leis e da fiscalização digital contribuiria para um ambiente online mais seguro, onde a liberdade de expressão coexistisse com o respeito e a responsabilidade.
Portanto, a regulamentação das redes sociais no Brasil deve ser vista como uma necessidade para proteger os usuários, sem comprometer os direitos fundamentais. Com a criação de órgãos fiscalizadores, maior controle sobre o cadastro de usuários, campanhas educativas e punições mais rígidas para delitos cibernéticos, é possível garantir que as redes sociais sejam um espaço de interação saudável e construtivo para toda a sociedade.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |