
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Em meados de 2024, um acontecimento acalorou os debates no Brasil: a suspensão da rede social X. Apesar de não ser inédito, o ato causou uma grande agitação e trouxe ao palco público dois assuntos de importância magna na atualidade: a censura e os limites da liberdade. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
Assim sendo, observa-se que a intervenção estatal nos meios de comunicação pode incorrer na eliminação de vozes dissonantes, ou seja, na censura. Este é o cenário da obra "1984", de George Orwell, cujo Ministério da Verdade (propaganda), ao deter o poder dos meios midiáticos, censura e manipula as informações para controlar os cidadãos de sua nação. Com isso, Orwell relega para a posterioridade a eterna inquietude e atenção quanto às regulamentações, imprescindíveis para a manutenção do Estado de direito.
(Boa estratégia coesiva) Todavia, a autonomia absoluta das mídias sociais, como prevê o paradoxo da tolerância, é um risco à sua própria existência. Assim como afirma o referido paradoxo, apresentado pelo filósofo Karl Popper, a liberdade irrestrita contém em si mesma o germe de sua destruição, já que ela aceita o crescimento da intolerância. Portanto, deve haver um resguardo intolerante que defenda a própria liberdade. Do mesmo modo, a internet, na ausência de leis reguladoras, torna-se um espaço para a proliferação da desinformação e de grupos violentos que precisam ser combatidos para a própria sobrevivência das mídias.
(Boa estratégia coesiva) Com base no exposto, conclui-se que o Governo Federal, tal qual a figura da deusa grega Têmis, carrega consigo uma balança na qual tem de manter equilibradas, nas mídias sociais, a liberdade irrestrita e a carência de autonomia. Para tanto, ele deve criar leis contra o discurso de ódio e a desinformação. Contudo, a confecção dos critérios de julgamento deve ser feita por uma comissão de especialistas plurais, carregados de boa-fé e capazes de distinguir os limites entre a mentira, erros danosos e a verdade. Deste modo, tanto a internet quanto o Estado podem se desenvolver e coexistir de forma saudável e harmônica. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |