
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram uma parte essencial da vida cotidiana de milhões de brasileiros. Plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok não apenas facilitam a comunicação, mas também desempenham um papel crucial na disseminação de informações e na formação de opiniões. No entanto, a crescente influência dessas redes levanta questões importantes sobre a necessidade de uma regulamentação.
Em primeiro lugar, a falta de legislação adequada pode levar à propagação de desinformação. Durante períodos eleitorais, por exemplo, notícias falsas podem influenciar o voto e distorcer a percepção pública sobre candidatos e políticas. Uma regulação poderia estabelecer diretrizes claras sobre a veracidade das informações compartilhadas, responsabilizando as plataformas por conteúdos enganosos que circulam em suas redes.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a proteção de privacidade dos usuários é uma preocupação crescente. Com o aumento do uso de dados pessoais para direcionamento de anúncios e outras práticas comerciais, é fundamental que haja leis que garantam a segurança e a privacidade dos cidadãos. A regulamentação pode assegurar que as empresas respeitem os direitos dos usuários, oferecendo transparência sobre como seus dados são coletados e utilizados. (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outro ponto a ser considerado é a proteção contra discursos de ódio e assédio online. As redes sociais, muitas vezes, se tornam um espaço para a propagação de comportamentos tóxicos que podem afetar a saúde mental dos usuários. A regulamentação pode ajudar a criar um ambiente mais seguro, estabelecendo normas que coíbam práticas abusivas e promovam um espaço de respeito e inclusão. (Melhore a apresentação dessa discussão)
Por fim, a regulamentação das redes sociais no Brasil deve ser um esforço colaborativo entre o governo, as plataformas e a sociedade civil. É essencial que as leis sejam elaboradas de forma a equilibrar a liberdade de expressão com a necessidade de um ambiente digital seguro e saudável. Somente assim poderemos aproveitar os benefícios das redes sociais, minimizando seus riscos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Em conclusão, a regulamentação das redes sociais no Brasil é uma questão urgente que demanda atenção. Com a implementação de diretrizes claras, podemos garantir um espaço digital mais seguro, informativo e respeitoso para todos os usuários. A responsabilidade compartilhada entre governo, plataformas e sociedade é fundamental para construir um futuro digital mais ético e consciente.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |