Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza
inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
120
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
80
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final
720
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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A regulamentação das redes sociais no Brasil tem sido um tema amplamente debatido nos últimos anos. Com o avanço da tecnologia e a popularização das plataformas digitais, surgiu a necessidade de criar regras para garantir a segurança dos usuários, combater a disseminação de fake news e proteger a privacidade dos cidadãos. No entanto, essa regulamentação levanta questionamentos sobre os limites da liberdade de expressão e o risco de censura.
A proliferação de conteúdos falsos e discursos de ódio nas redes sociais tem impactado diretamente a sociedade, influenciando eleições, promovendo desinformação e causando danos psicológicos em diversas pessoas. Diante disso, o governo e o Congresso Nacional têm discutido propostas para regulamentar o uso dessas plataformas, buscando um equilíbrio entre a liberdade de expressão e a responsabilidade das empresas que gerenciam as redes.
Um dos principais desafios dessa regulamentação é definir até que ponto o Estado pode intervir sem comprometer direitos fundamentais. A imposição de regras mais rígidas pode ser interpretada como uma ameaça à democracia, caso seja usada para controlar opiniões e restringir críticas. (Essa discussão precisa ser mais explorada) Por outro lado, a ausência de normas pode gerar um ambiente propício para crimes virtuais e manipulação de informações.
(Boa estratégia coesiva) Outro ponto relevante é a responsabilidade das empresas de tecnologia, que muitas vezes se eximem do controle sobre o conteúdo disseminado em suas plataformas. A regulamentação poderia exigir que essas empresas implementassem mecanismos mais eficazes para identificar e remover conteúdos prejudiciais, sem prejudicar a liberdade dos usuários.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a regulamentação das redes sociais no Brasil é uma questão complexa que exige um debate equilibrado e democrático. É necessário criar normas que garantam um ambiente digital seguro e confiável, sem comprometer direitos essenciais. O desafio está em encontrar soluções que protejam os cidadãos sem abrir espaço para abusos de poder e restrições indevidas à liberdade de expressão. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
160
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
80
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.