
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
A destorção do uso da liberdade de expressão para a disseminação de notícias falsas (fake news) e de discursos de ódio, assim como o uso das mídias sociais para promover movimentos antidemocráticos e manipulações eleitorais são alguns dos desafios impostos pela ausência de uma regulamentação mais rígida das redes sociais no Brasil. O ambiente virtual possui caráter ubicante na vida das pessoas, assim, a regulamentação das redes é fundamental para que o seu uso não transcorra em malefícios à sociedade.
A Constituição Federal de 1988 assegura o direito à liberdade de expressão, porém prevê restrições como a vedação ao anonimato; o seu uso para atacar valores democráticos, o direito de terceiros e a segurança nacional. Portanto, quando a liberdade de expressão é usada, no meio digital, para disseminar fake news e propagar discursos de ódio, ela ofende os preceitos constitucionais brasileiros e deve ser combatida. Para tanto, é primordial que a regulamentação inclua a responsabilização das bigtechs sobre os seus usuários, assim como a obrigação dessas de cooperar com as autoridade brasileiras para identificar e punir os infratores.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro desafio advindo do poder das redes sociais é a utilização do algoritmo para, por exemplo, a manipulação eleitoral. O caso emblemático da Cambridge Analityca é um exemplo disso. O caso em tela demonstra como a manipulação do algoritmo contribuiu sensivelmente para a vitória de Donald Trump nas eleições estadunidense e para a votação que resultado na saída da Grã-Bretanha da União Europeia (Brexit). Assim, temos que a internet não pode mais ser considerada um espaço à parte do meio social. Ela tem o poder de impactar diretamente os processos políticos da sociedade, por essa razão não se deve mais considerar que é independente do espaço físico.
(Boa estratégia coesiva) Destarte, os governos dos entes federativos no Brasil devem, com o apoio da sociedade, empenhar-se numa campanha de educação do uso das mídias digitais a fim de que a sociedade seja orientada às melhores práticas no ambiente virtual, além de desenvolver um senso crítico quanto aos conteúdos que consomem digitalmente. Não obstante, cabe ao Poder Legislativo da União disciplinar a matéria, possibilitando que o ordenamento jurídico brasileiro resguarde os valores constitucionais ameaçados pela desregulamentação das redes sociais. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |