
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
A página de duas pesquisadoras, "Nunca vi 1 Cientista", regulamentam explicações científicas nas redes sociais, (Melhore a construção de sentido) de indivíduos que informam notícias falsas, no Brasil. Evidenciam que realizam conteúdos para obtenção de conhecimento social e valor capital. (Melhore a contextualização do tema)
Segundo o site da "G1", o canal de informação Google, obteve alerta falso, (Sem vírgula) sobre um terremoto que ocorreria no território brasileiro, que apesar da empresa ser abertas aos sites, pela falta de sistema operacional de forma segura, tornou-se desesperador para a população. (Reestruture a discussão. Parágrafo frasal)
De tal modo, informações sem embasamento por critério de experimentos científicos, (Sem vírgula) leva a imersão de consequências prejudiciais. Milhares de pessoas (Vírgula) segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, optaram por não vacinar, por criação de informações falsas que dizia se o efeito colateral poderia levar o portador da vacina a falecer, as pessoas que escolheram não se vacinar, vieram a óbito. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, mesmo com a criação de leis que regem e que inibem informações falsas, haverá descontrole das massas e mídias, tão somente a participação social, torna-se crucial como cidadão é dever para a nação, (Melhore a construção de sentido) para evitar maiores constrangimentos e consequências, denunciar, não compartilhar. Como também, é dever estatal reconsiderar leis mais regulamentadas que possam evitar tragédias futuras. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |