
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
No livro "Os 13 Porquês", a saúde mental dos jovens é discutida com ênfase nos impactos negativos da falta de cuidados adequados, especialmente em um contexto de exposição digital intensa. A obra evidencia como o sofrimento psicológico pode levar a consequências extremas, como o suicídio, e torna ainda mais urgente a reflexão sobre o estigma das doenças mentais e as falhas no sistema de saúde pública. Este cenário reflete dois problemas centrais: a pressão causada pelas redes sociais e a escassez de investimento em tratamentos especializados. Esses fatores exigem uma análise profunda e uma intervenção efetiva para garantir o bem-estar dos jovens.
As redes sociais têm uma influência significativa sobre a saúde mental dos jovens. De acordo com estudos da American Psychological Association (APA), o uso excessivo de plataformas digitais está relacionado a aumentos nos índices de ansiedade e depressão, especialmente entre adolescentes. As redes sociais promovem uma constante comparação e uma busca por validação, o que pode levar à diminuição da autoestima e a dificuldades emocionais. Nesse contexto, a teoria do contrato social de John Locke é pertinente, pois ele argumenta que é dever do Estado garantir o bem-estar da população, incluindo a saúde mental. A falta de regulamentação sobre o conteúdo veiculado nas redes sociais, que muitas vezes exalta padrões irreais de beleza e sucesso, pode ser vista como uma falha do Estado em proteger seus cidadãos dos danos psicológicos causados por essa exposição excessiva.
(Boa estratégia coesiva) Outro fator crucial para a crise de saúde mental entre os jovens é a falta de investimento público em tratamentos adequados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de casos de depressão na América Latina. Contudo, a escassez de recursos destinados ao atendimento psicológico torna os tratamentos muitas vezes ineficazes. As escolas públicas, por exemplo, carecem de profissionais capacitados e de centros especializados para atender os jovens que enfrentam questões emocionais. A falta de políticas públicas para a saúde mental nas escolas agrava ainda mais essa situação, perpetuando o ciclo de sofrimento e a dificuldade de acesso ao apoio necessário.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para lidar com essa problemática, é essencial que o governo adote medidas concretas para melhorar a saúde mental dos jovens. Uma das ações fundamentais seria implementar programas de alfabetização digital nas escolas, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre os riscos das redes sociais e como lidar com a pressão digital. Além disso, o governo deve investir na criação de centros de apoio psicológico nas escolas, garantindo que os jovens tenham acesso a tratamento desde cedo. Para garantir o sucesso dessas iniciativas, seria importante estabelecer indicadores claros, como a redução de casos de ansiedade e depressão entre os jovens atendidos. Simultaneamente, os meios de comunicação devem contribuir para a desconstrução de estigmas relacionados à saúde mental, promovendo representações mais realistas e educativas. Somente com ações coordenadas e eficazes será possível garantir que os jovens tenham o suporte necessário para lidar com os desafios da saúde mental na era digital. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 0 | Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |