
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Steve Jobs, magnata americano, uma vez disse: "a tecnologia move o mundo". Contudo, apesar do advento de "mover o mundo", a falta de regulamentação do meio digital mostra-se como uma utilização negativa dos recursos digitais. Tal problemática intensifica-se devido à disseminação de notícias falsas, as chamadas "fake-news", e à manipulação do usuário pelo controle de seus dados, sendo necessária a discussão acerca da regulamentação das plataformas digitais.
Observa-se, em primeiro plano, que o controle de dados nas redes sociais permite a manipulação do comportamento dos usuários, especialmente diante de um cenário educacional marcado por um ensino tecnicista que pouco estimula o questionamento crítico. (Melhore a relação entre as discussões) A ausência de regulação eficaz possibilita que algoritmos rastreiem preferências individuais e exibam conteúdos alinhados a interesses específicos, limitando a pluralidade de opiniões e restringindo a formação de um pensamento autônomo. Tal fenômeno remete à distopia orwelliana de 1984, na qual a manipulação da verdade se configura como um mecanismo sistemático de controle social.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, destaca-se o papel dos interesses econômicos na operação das redes sociais. A personalização dos conteúdos e a segmentação de anúncios, fundamentadas na análise dos dados pessoais, atendem aos imperativos do capitalismo, que promove o consumo em massa. Dessa forma, os usuários podem ser levados a acreditar na ilusão de uma experiência única e personalizada, quando, na realidade, encontram-se imersos em estratégias que visam ampliar o consumo e consolidar o poder dos grandes conglomerados digitais. O conceito da "ilusão da contemporaneidade", defendido pelo filósofo Sartre, torna-se pertinente para descrever essa manipulação, que confere uma falsa sensação de autonomia.
(Boa estratégia coesiva) Diante desse quadro, impõe-se a necessidade de atuação dos órgãos reguladores e do poder público na definição de diretrizes que assegurem a transparência e a proteção dos dados dos cidadãos nas redes sociais. Propõe-se que o Ministério da Comunicação, em conjunto com o Poder Legislativo, estabeleça normas que obriguem as plataformas digitais a divulgar, de forma clara, os critérios utilizados na seleção e distribuição dos conteúdos, além de responsabilizar os provedores pela disseminação de informações inverídicas. Medidas de fiscalização rigorosas e punições para práticas abusivas são igualmente indispensáveis para coibir a manipulação e a exploração dos dados pessoais.
Ademais, é imperativo que o Ministério da Educação promova debates e integre a educação tecnológica na Base Nacional Comum Curricular, com o intuito de estimular o senso crítico e capacitar os alunos a identificarem e contestarem práticas manipuladoras no ambiente digital. Dessa forma, a sociedade passará a dispor de instrumentos que favoreçam a análise crítica e a checagem de informações, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e menos suscetíveis à manipulação. Em suma, a regulamentação das redes sociais desponta como medida crucial para assegurar a transparência, a proteção dos dados pessoais e a promoção de uma cidadania plena, fortalecendo, assim, os pilares de uma democracia verdadeira.
Dados correção tradicional
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |