Não é de hoje que ouvimos críticas em relação às redes sociais. Nesta época do ano, com as voltas às aulas, é comum escutarmos, principalmente vindo dos adolescentes, reclamações de que proibiram o uso do celular nas escolas. Mas enfim, por que tantas implicações com aparelhos eletrônicos e redes sociais? (Melhore a contextualização do tema)
A Internet revolucionou a nossa vida desde sua criação no século XX, e hoje virou um meio importante nas nossas vidas, na comunicação, no trabalho e até um meio de lazer. Redes sociais como Instagram, TikTok, Facebook, entre outros, são um sucesso, especialmente entre os jovens. (Apenas expõe informações)
De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o segundo país que mais recebeu fluxos de investimento estrangeiro direto (IED), ficando atrás apenas para os Estados Unidos. Isso é preocupante para o país, pois as pessoas que devem construir o futuro do nosso país estão deixando que estes aplicativos de mídia social roubem o tempo deles.
Como confiar nessas pessoas que um dia serão presidentes, donos de empresas, líderes da nossa nação, se não conseguem administrar o seu tempo nos aparelhos eletrônicos? E não só os líderes do Brasil, mas também a população como um todo, como que iremos prosperar quando em média o brasileiro passa nove horas e treze minutos em aplicativos de mensagens, fotos e vídeos, conforme mostra uma pesquisa feita pela We Are Social e Meltwater. (Reestruture a discussão)
Propostas de permitir o uso de redes sociais apenas a partir dos dezesseis anos também vêm sendo discutidas por todo o mundo, e o Brasil não está por fora. Um dos aplicativos da famosa Meta, o Instagram, recentemente lançou "Conta de Adolescente" para uso de menores de dezoito anos. Além disso, vários países implementaram leis para a proibição de celulares na escola. Este ano, foi aprovada a lei nacional de proibição de aparelhos eletrônicos pelos estudantes nas escolas, um outro meio de combater o uso excessivo destes objetos nas mãos das crianças. (Apenas expõe)
(Boa estratégia coesiva) Desta forma, devemos procurar praticar mais atividades ao ar livre, interagir mais com pessoas físicas, buscar outras formas de lazer além destes aparelhos que trazem distúrbios na nossa saúde mental, como falta de sono e transtornos mentais, que têm um índice preocupante no mundo e no Brasil (Reelabore). Por isso, ao invés de ficar vendo vídeos engraçados de gatinhos, que tal dar uma caminhada pelo seu bairro, ou provar fazer uma peça de crochê? (Não se admite esse tipo de construção) Invista seu tempo na melhora da sua vida, e verás o resultado em si mesmo.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |