
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
O brasileiro é um dos principais usuários das redes sociais no mundo, possuindo uma das maiores médias de horas por dia. Em virtude desse fato, o cidadão fica exposto a notícias falsas, propagandas abusivas, cyberbullying e utilização de dados pessoais pelo algoritmo. A aprovação de uma lei que regulamente tais questões protegeria de maneira eficaz o brasileiro como usuário.
Antigamente, não existia multa para que utilizava motocicletas sem capacetes. Hoje em tempos de tecnologias digitais, os internautas estão desprotegidos nas redes sociais que se tornam uma área sem lei. A necessidade de regulação muitas vezes vista como censura da liberdade de expressão, na verdade mitiga este direito em benefício de um bem coletivo maior que é o proteger o ambiente das redes sociais. (Melhore a construção dessa discussão)
Não se justifica a liberdade de expressão com o intuito de propagar notícias falsas que podem prejudicar até o Estado Democrático de Direito. Indivíduos que criam e propagam desinformação devem ser responsabilizados e da mesma forma as "big techs" tem que se responsabilizar por monitorar e excluir conteúdo que não seja verdadeiro no tocante à informação.
(Boa estratégia coesiva) Além desta questão, muitas vezes as redes sociais propiciam o anonimato para quem age de má fé declarando discursos de ódio e ameaçando a integridade das pessoas na rede. Uma boa regulamentação deveria fechar o cerco e tratar tais fatos como crimes. (Explore mais a discussão)
Outro ponto a ser regulamentado se trata do usuário que fica vulnerável quando tem seus dados de pesquisas e cliques feitos na rede social utilizados para que empresas vendam seus produtos e façam uma propaganda personalizada. É necessário estabelecer limites deste uso de dados para evitar abusividade ao consumidor. (Apresenta apenas o problema, não desenvolve a discussão)
Por estes motivos podemos concluir que é importante conscientizar a população da importância deste tema e mobilizá-la a cobrar dos atuais políticos a aprovação de uma lei que regule tais situações de forma a proteger o usuário das redes sociais de falsas notícias, ameaças anônimas e propagandas abusivas pelo algoritmo. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |