
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
A Democracia surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, com o ideal de que todo cidadão pode participar das decisões do Estado e expressar sua opinião, porém, sabemos que nem todos os indivíduos eram considerados cidadãos, ficando muitas pessoas excluídas desse sistema. Desde então, em todos os sistemas que derivaram da democracia ateniense, sempre houve alguma forma de segregação, porém, com o surgimento da internet e das redes sociais, vemos que a democracia está mais próxima de alcançar seu propósito. Apesar das redes sociais representarem um ambiente igualitário, onde todos podem se expressar, existem alguns problemas que sinalizam a necessidade de implantação de um sistema de regulamentação.
O Marco Civil da Internet foi implementado no ano de 2014 com o objetivo de estabelecer o exercício da cidadania nos meios digitais. Dessa forma, foi registrado em lei os direitos e deveres de todo cidadão que utiliza a internet, especialmente das redes sociais. Porém, podemos observar que esse conjunto de leis não possibilita o controle do que é postado por cidadãos mal-intencionados, como as chamadas "Fake News" e conteúdos impróprios. Frequentemente, indivíduos enviam conteúdos falsos nas redes sociais que obtêm enorme visualização em um curto período de tempo. Depois de atingirem grandes proporções, dificilmente consegue-se reverter essa informação, mesmo que seja falaciosa. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, mesmo que haja um sistema de denúncia nas redes sociais, em que cidadãos incomodados com algum conteúdo possam recorrer, o processo é burocrático e muitas vezes ineficiente. Quando vemos postagens impróprias serem excluídas pelos organizadores dos sites, geralmente isso ocorre em intervalo de tempo suficiente para que a informação atinja grandes visualizações e números de reclamações. Isso faz com que notícias como a de Fabiane de Jesus, mulher linchada e morta em 2014 após fake news apontá-la como sequestradora de crianças, se repitam. (Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, devido aos riscos que as redes sociais podem fornecer em decorrência de uso indiscriminado, nota-se a necessidade de haver um sistema de regulamentação. Sendo assim, o governo, por meio do poder Legislativo, pode promover a ampliação do Marco Civil da Internet, criando leis que imponham as redes sociais a controlarem melhor as postagens, de forma que tudo que é enviado por um indivíduo tenha que passar antes por uma análise, fazendo com que grande parte das fake news e conteúdos impróprios sejam vetados antes de alcançar visualizações. Além disso, essas novas leis podem impor a ampliação dos canais de denúncia relativos às redes sociais, criando, por exemplo, números específicos de telefone, com atendentes especializados, que possam ser utilizados nas reclamações. Assim, podemos aliar a democracia possibilitada pelas redes sociais com a ampliação da segurança de seus cidadãos. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |