O filme "Matrix" é uma ficção em que os humanos vivem presos num mundo virtual , emulado pelas máquinas - que superaram a humanidade e dominaram a terra. Porém, estamos próximos de viver uma situação similar, onde não se sabe a diferença do que é real e do que é falso nas redes sociais (Reestruture essa discussão). Diante disso, é fundamental que as redes sociais sejam regulados, com o intuito de combater golpes e fake news nas redes.
Primeiramente, os golpes pela internet estão cada vez mais enganosos. Isso se deve pelo exponencial crescimento da capacidade da Inteligência Artificial (IA) generativa - capaz de imitar vozes e pessoas - que vem sendo utilizada pelos golpistas para enganar a população. Um exemplo disso foi um golpe, que ludibriou muitos brasileiros, em que a IA imitava o apresentador Marcos Mion vendendo determinado produto. Desse modo, esses golpes devem ser urgentemente combatidos.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, as fake news estão ficando cada vez mais perigosas e elaboradas, também por conta das IAs. Por exemplo: já foram gerados vídeos falsos por IA que simulavam o presidente da república dando um pronunciamento, ou seja, é possível criar todo tipo de notícias falsas com essa tecnologia, tornando ainda mais sutil o imite entre o real e o falso. Assim, identificar esses vídeos e removê-los da internet é essencial para combater informações falsas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a regulação das redes sociais é urgente, visto que a ausência de fiscalização permite que a população brasileira seja ludibriada. Dessa forma, punições devem ser aplicadas, a por meio desenvolvimento de leis sobre o tema, discutidas no Senado Federal. Caso esse tema não seja disciplinado, nos aproximaremos cada vez mais de uma realidade como a de "Matrix": vivendo numa realidade em que não se percebe a diferença entre o real e o falso. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |