Analisando o cenário atual no Brasil é notável o uso exessecivo das redes sociais no dia a dia que junto a si carrega a desinformação, crimes onlines, discursos de ódio e uma folga eterna ao cérebro. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema)
Mariana Kruger (Vírgula) uma Bióloga formada pela URFGS ( UNIVERSDIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL), publica em seu instagram vídeos desmetificando absurdos falados na internet sobre a saúde e milagres biológicos. No mesmo pensamento, Mariana revela sua vontade de sair das mídias socias pelo o impacto que isso causa nas suas relações sociais e consigo mesma, a biológa mostra diversos comentários na internet de pessoas que expressam opniões desfarçados de ódios e fontes desconfiáveis. (Melhore a construção desse argumento)
(Boa estratégia coesiva) Além disso institutos de pesquisas apontam que devesmos pensar nos celulares, tv's e mídias socias como um escape que você usa para descansar em determinada hora do seu dia, se não controlamos nosso uso, seu prosencéfalo atrofia e perdemos a concentração e raciocínio ágil, a média de concentração na era digital de um adulto consegue ser menor do que a de uma criança de 2 anos durando de 4 a 10 min, e do adulto 15 segundos. (Reelabore essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em resumo o uso exessivo e inadequado das mídias socias causam uma desaceleração no pensamento cognitivo, e um aumento nas fake news sensacionalistas que causam medo nos ouvintes. Dessa froma o Governo Federal deve investir em fiscalizações e em projetos de leis, que determinem a proibição da venda de smartphones para menores de 15 anos e contribuindo para o uso correto das vias socias online, e penalizar com multa os cidadões que espalharem ou criarem fake news, para que assim possamos evoluir como sociedade e assegurar a saúde e segurança de todos os indivídos da nação brasileira.
Dados correção tradicional
Reelabore e explore as discussões por meio de um projeto de texto com discussões mais relacionadas ao tema. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |