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Regulamentação das redes sociais no Brasil

Enviada em: 10/02/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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O filósofo britânico John Locke considera que liberdade é um princípio fundamental e direito natural humano. Contudo, a efetivação desse direito envolve discussões sobre a própria definição ontológica do que é a liberdade. (Truncamento) Haja visto que, com a popularização do acesso à internet no século XXI, a exposição e comunicação de ideias alcançou níveis sem precedentes. Outrossim, esse processo desencadeou uma série de efeitos danosos: a divulgação de "fake news", negacionismo científico, ataques de ódios contra minorias, entre outros, agravados pelo poder difusor das redes sociais. Não obstante, muitos do que praticam esses atos criminosos aproveitam-se da anonimidade online, ou disfarçam os preconceitos sob a égide de uma pseudo liberdade de expressão. Assim, faz-se necessário haver legislação e policiamento contra os crimes de ódio e de desinformação na internet, de modo a ser um lugar seguro e respeitoso, onde a liberdade se manifesta como um direito que não fere os direitos de outrem. (Delimite as discussões)

O pensador coreano Byung-Chul Han, em análise sociológica do século XXI, considera que grande parte da identidade do indivíduo na contemporaneidade tornou-se digital. Como um espaço onde as pessoas podem se comunicar e se agrupar conforme as afinidades, a internet permite a vazão de comportamentos que provavelmente teriam espaço na vida real. Deste modo, o indivíduo pode se sentir mais à vontade para exprimir ideias que teriam pouca aceitação em seu meio social, ou mesmo se envolver em crimes cibernéticos, como injúrias raciais, ou o compartilhamento de notícias falsas. Nesses termos, uma série de problemáticas latentes na vida real passam a se expressar no virtual, mas sob uma espécie de aura de impunidade, que supostamente não trará consequências palpáveis. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Todavia, a ideia da desconexão é falsa, pois a divulgação de "fake news" e discurso de ódio pode impactar no bem-estar público, ao por exemplo, obstruir campanhas de vacinação, manchar imagens públicas, incentivar preconceitos...  (Melhore a coesão desse trecho) Portanto, é imprescindível legislações como a P.L 2630/2020, que busca um maior controle em relação a coibir esse tipo de ação. Não se trata portanto de perseguir opiniões dissidentes ou que desagradem um determinado grupo, e sim evitar o potencial danoso à coletividade da divulgação de inverdades. Garante-se então a total liberdade de expressão, que nunca deve incorrer em atos criminosos. (Melhore a construção dessa discussão)

Considerando o tratado, cabe ao poder público em todas as suas esferas fomentar o debate amplo sobre o tema, online ou não, ao mesmo tempo que legisla sobre a questão. Cabe ao governo federal, como articulador das políticas, promover não apenas o aspecto punitivo e exemplar aos crimes virtuais, mas também promover a conscientização através de simpósios, palestras, cursos abertos e congêneres em escolas e demais lugares sobre o uso consciente e cidadão da internet, de modo que a liberdade aliada da ética e da responsabilidade sejam precípuas a todas as práticas virtuais. (Proposta incompleta) 

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200