
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
O filósofo britânico John Locke considera que liberdade é um princípio fundamental e direito natural humano. Contudo, a efetivação desse direito envolve discussões sobre a própria definição ontológica do que é a liberdade. (Truncamento) Haja visto que, com a popularização do acesso à internet no século XXI, a exposição e comunicação de ideias alcançou níveis sem precedentes. Outrossim, esse processo desencadeou uma série de efeitos danosos: a divulgação de "fake news", negacionismo científico, ataques de ódios contra minorias, entre outros, agravados pelo poder difusor das redes sociais. Não obstante, muitos do que praticam esses atos criminosos aproveitam-se da anonimidade online, ou disfarçam os preconceitos sob a égide de uma pseudo liberdade de expressão. Assim, faz-se necessário haver legislação e policiamento contra os crimes de ódio e de desinformação na internet, de modo a ser um lugar seguro e respeitoso, onde a liberdade se manifesta como um direito que não fere os direitos de outrem. (Delimite as discussões)
O pensador coreano Byung-Chul Han, em análise sociológica do século XXI, considera que grande parte da identidade do indivíduo na contemporaneidade tornou-se digital. Como um espaço onde as pessoas podem se comunicar e se agrupar conforme as afinidades, a internet permite a vazão de comportamentos que provavelmente teriam espaço na vida real. Deste modo, o indivíduo pode se sentir mais à vontade para exprimir ideias que teriam pouca aceitação em seu meio social, ou mesmo se envolver em crimes cibernéticos, como injúrias raciais, ou o compartilhamento de notícias falsas. Nesses termos, uma série de problemáticas latentes na vida real passam a se expressar no virtual, mas sob uma espécie de aura de impunidade, que supostamente não trará consequências palpáveis. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Todavia, a ideia da desconexão é falsa, pois a divulgação de "fake news" e discurso de ódio pode impactar no bem-estar público, ao por exemplo, obstruir campanhas de vacinação, manchar imagens públicas, incentivar preconceitos... (Melhore a coesão desse trecho) Portanto, é imprescindível legislações como a P.L 2630/2020, que busca um maior controle em relação a coibir esse tipo de ação. Não se trata portanto de perseguir opiniões dissidentes ou que desagradem um determinado grupo, e sim evitar o potencial danoso à coletividade da divulgação de inverdades. Garante-se então a total liberdade de expressão, que nunca deve incorrer em atos criminosos. (Melhore a construção dessa discussão)
Considerando o tratado, cabe ao poder público em todas as suas esferas fomentar o debate amplo sobre o tema, online ou não, ao mesmo tempo que legisla sobre a questão. Cabe ao governo federal, como articulador das políticas, promover não apenas o aspecto punitivo e exemplar aos crimes virtuais, mas também promover a conscientização através de simpósios, palestras, cursos abertos e congêneres em escolas e demais lugares sobre o uso consciente e cidadão da internet, de modo que a liberdade aliada da ética e da responsabilidade sejam precípuas a todas as práticas virtuais. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |