
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
A Constituição Federal de 1988, que ocupa o topo da hierarquia normativa no sistema jurídico brasileiro, assegura a todos o direito à liberdade de expressão e à preservação da imagem e da dignidade das pessoas. No entanto, observa-se que, na sociedade contemporânea, tal garantia não é plenamente efetivada no que diz respeito à regulamentação das redes sociais no Brasil. Nesse contexto, torna-se imperioso analisar como a ausência de regulamentação e a limitação da liberdade de expressão nas redes sociais representam desafios significativos para a resolução dessa problemática.
Considerando que a ausência de regulamentação é um dos principais problemas para a disseminação de fake news, evidencia-se a necessidade de normas claras para prevenir a propagação dessas notícias. Conforme salientado pela renomada pensadora contemporânea Jamile Ribeiro, é preciso tirar situações da invisibilidade para que soluções sejam encontradas. Portanto, é fundamental visibilizar os problemas relacionados à fake news e trabalhar para encontrar soluções eficazes. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, nota-se que a restrição da liberdade de expressão nas redes sociais também é um outro caso que contribui para a perpetuação do problema, ao passo que ao estabelecer normas restritivas para o conteúdo publicado nas redes sociais, o Estado pode estar limitando o direito à liberdade de expressão, garantido pela Constituição Federal (Melhore a construção dessa discussão). Além disso, o armazenamento de informações pessoais pelos provedores de serviços pode ser dano à privacidade dos usuários, especialmente se esses dados forem utilizados de forma indevida.
Em síntese, é evidente a necessidade de combater os empecilhos à liberdade de expressão e às fake news. Para tanto, é fundamental que o governo federal, enquanto órgão de maior poder político nacional, implemente iniciativas públicas eficazes.
Entre essas iniciativas, destaca-se a criação de um sistema de verificação de fatos, que permita verificar a veracidade das informações compartilhadas nas redes sociais. Além disso, outras medidas podem ser implementadas, como campanhas de educação midiática e a criação de um órgão regulador independente.
Somente por meio dessas ações será possível avançar na concretização dos ideais defendidos pela Constituição Federal, promovendo progresso social e justiça na sociedade brasileira. (Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Cuidado com a formatação do texto na hora de enviar a redação. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |