Ao refletir sobre fake news (Vírgula) é preciso analisar a falta de regulamentação das redes sociais no Brasil. Nesse contexto, defende-se que é urgente a necessidade da criação de lei para que a população tenha informações verdadeiras. Para aprofundar nesse assunto é importante entender o prejuízo que notíciais falsas trazem e como as redes sociais têm sido usadas para promover discurso de ódio.
Preliminarmente, cumpre destacar que a noticiais inverídicas trazem danos à sociedade como um todo. De acordo com a Constituição Federal (CF)"é livre a manifestação de ideias e crenças, sem censura, mas respondendo cada um, pelos abusos que cometer", (Justaposição) nas eleições a presidência no ano de 2022 tiveram muitas fake news que influenciaram erroneamente o discernimento, e por consequência o voto dos cidadãos; (Vírgula) além disso na pandemia informações erradas referente à vacinação causou medo na população, nestes dois é possível entender os efeitos negativos que trazer estas disseminação. (Melhore a construção do argumento apresentado)
(Boa estratégia coesiva) No que tange ao uso de redes sociais para promoção do discurso de ódio. (Truncamento) Segundo a CF é livre o direito de manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato, mas nas redes discursos de ódio são comuns, por conta da sensação de anonimato pelos usuários não estarem fisicamente próximas, bem como a sensação de impunidade, pois o número elevado destes casos fazem com que poucos usuários sejam responsabilizados legalmente, agravando ainda mais esta questão. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, é importante ressaltar que o poder publico deve discutir a questão e criar uma legislação para regulamentação dos limites de uso da liberdade de expressão. (Truncamento) Para que as fake news não continuem ludibriando pensamentos e crenças, bem como o fim dos discursos de ódio sem punição. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |