Atualmente, com a globalização, fica evidente o espaço cada vez maior que as redes sociais ocupam no mundo. Por isso, é preciso discutir sua regulamentação e evitar a disseminação (Melhore a construção dessa ideia. O que seria exatamente essa ideia de disseminação?) como uma ferramenta perigosa no Brasil. Desse modo, as redes sociais não podem mais ser usadas como armas contra a democracia e contra minorias sociais.
Primeiramente, são perceptíveis os impactos na democracia brasileira que as redes sociais vêm causando. Em 8 de janeiro de 2023, manifestantes insatisfeitos com os resultados das urnas na última eleição presidencial, (Sem vírgula) depredaram o patrimônio público na capital federal e utilizaram as redes para divulgar o ato criminoso e convocar mais pessoas. Sendo assim, para que novos atentados à democracia brasileira não ocorram, é necessário a regulamentação das redes. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é notória a discriminação contra minorias em redes sociais. O ambiente virtual costuma passar a impressão de um espaço sem leis, em consequência disso, muitas pessoas praticam crimes de ódio e causam inúmero impactos na vida de outras. Dados expostos no documentário "O dilema das redes", dirigido por Jeff Orlowski, indicam que o número de meninas adolescentes que cometem suicídio vêm crescendo nas últimas décadas. Conclui-se (Vírgula) por informações como essa, que jovens mulheres, por serem vítimas de discriminação desde a Antiguidade, são vulneráveis nas redes.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário intervenção para tornar as redes mais seguras. Cabe ao ministério das Comunicações (Não pode criar leis. Competência exclusiva do Poder Legistativo)- órgão responsável por regulamentar os meios comunicativos no país- criar leis que punam os agressores virtuais e fazer campanhas para denunciá-los por meio das grandes emissoras de rádio e televisão para que o ódio nas redes seja extinto. Dessa maneira, será possível uma regulamentação que não ponha em risco minorias e a democracia brasileira
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |