Os desafios da regulação digital no Brasil.

Tema: Regulamentação das redes sociais no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/02/2025
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“O Dilema das Redes”, documentário da Netflix, traz entrevistas com ex-funcionários das Big Techs que abordam como as redes sociais funcionam. A obra mostra como ocorre a manipulação dos usuários das plataformas digitais, inclusive criando a polarização sobre os mais diversos assuntos. Trazendo para o contexto da utilização das redes sociais no Brasil, observa-se que essas plataformas exercem forte influência sobre os seus usuários, nos âmbitos do consumo de produtos e serviços, disseminação de informações falsas, discurso de ódio, polarização, golpes digitais etc. Nesse sentido, é notória a necessidade da discussão sobre a regulamentação e fiscalização das plataformas digitais de forma mais premente, a fim de se proteger a sociedade dos danos causados pelo mau uso da internet.

Atualmente no Brasil, o tema é regido pelo Marco Civil da Internet, Lei nº 12.965, de 2014, que regula o ambiente digital, mas não responsabiliza as plataformas por danos causados pelas publicações dos usuários. Devido a essa fragilidade na atual legislação, o assunto tem sido tratado a partir do Projeto de Lei nº 2630/2020, também conhecido como PL das Fake News, o que tem gerado muitos debates na sociedade. Essa medida regulatória poderá diminuir a desinformação e os discursos de ódio que circulam nas redes sociais. Por outro lado, pode, também, infringir a liberdade de expressão das pessoas. (Melhore a construção desse argumento)

(Boa estratégia coesiva) No entanto, a proposta trará mais clareza sobre as regras para as redes sociais, uma vez que que se criam direitos e proteção para a sociedade, evitando que fique subordinada a decisões arbitrárias das Big Techs. Isso fará com que essas plataformas motivem-se a alterar a sua arquitetura e código interno para evitar o uso indevido. O escritor italiano Umberto Eco sintetizou esse mau uso das redes sociais, dizendo que “a internet deu voz a uma legião de imbecis” e que “o drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade”. Essa utilização insensata das redes sociais pode ser encarada como nociva para a sociedade democrática, uma vez que potencializa os danos que a desinformação traz.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que a sociedade possa ser protegida dos danos causados pelo uso indevido das plataformas digitais, o Estado deverá prover os mecanismos legais, promulgando, de forma urgente, a lei que irá regulamentar o funcionamento das redes sociais, assim como deverá criar uma entidade reguladora, independente do Poder Executivo, para proceder o monitoramento dessas plataformas, como uma forma mais assertiva da aplicação da lei, coibindo os atos danosos veiculados pelas redes sociais. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos