A Constituição federal de 1988, Norma onde assegura os direitos e o bem-estar da população (Melhore a construção de sentido). Entretanto, quando se observa a deficiência de medidas na luta contra os impactos das redes sociais na saúde mental e a responsabilidade das plataformas digitais, verifica-se que esse preceito é constatado na teoria, mas não desvelado na prática. Dessa maneira é evidente que a problemática se desenvolve e não só devido aos danos mentais causados pelo uso das redes sociais por adolescentes, mas também por erros de pais em disponibilidade o uso de redes sociais quando novos, diante desse quadro alarmante. (Reestruture essa discussão)
De início, ao presenciar danos mentais causados pelo uso das redes sociais por adolescentes intrínsecas no cotidiano brasileiro como é um quadro alarmante, onde diversos adolescentes desenvolvem dificuldades em socializar, a imperatividade, insônia, vício, distúrbios como: ansiedade e depressão, situação na qual afetará o desenvolvimento profissional dos mesmos, para então progredirem no mercado de trabalho. De acordo com Immanuel Kant, filósofo prussiano, "é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade". Isso é notado, paralelamente, quando se enxerga os impactos das redes sociais na saúde mental e a responsabilidade das plataformas digitais, dado que não há políticas públicas para orientar a sociedade acerca do problema, bem como reverter esse quadro comportamental apático e prejudicial, prejudicando o desenvolvimento do adolescente. (Tangenciamento)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a irresponsabilidade de pais (Vírgula) ao disponibilizarem o uso de redes sociais quando novos, tende a fomentar o problema, acelerando o desenvolvimento de distúrbios mentais e desacelerando o crescimento da criança. Sem medidas atenuantes para solucionar a questão dos impactos das redes sociais na saúde mental e a responsabilidade das plataformas digitais, vê se que o cenário brasileiro fica marcado por tamanha ignorância e injustiça, em virtude da ausência de órgãos competentes que possam resolver a problemática, podendo prejudicar as gerações futuras. (Tangenciamento)
(Boa estratégia coesiva) Nota-se, portanto, a necessidade de mitigar o impacto das redes sociais no bem-estar mental e o dever das plataformas digitais. Dessarte, com o intuito de resolução do problema, o governo deve aprimorar leis e regulamentações para a importação maior em transparência e responsabilidade das plataformas digitais. Essas medidas acontecerão por via de leis de privacidade e produção de dados, como o regulamento geral de proteção de dados, exibindo que as plataformas informe de forma clara como recolhe, processam e compartilham dados dos usuários, criando leis que responsabilizem as plataformas pela veiculação de conteúdos prejudiciais. Dessa forma, trará benefícios para as gerações atuais, sem comprometer o bem-estar das futuras.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema proposto.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |