
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
A sociedade, de acordo com Émile Durkheim, é mais que a somatória de indivíduos, mas sim uma associação, organização e estruturação dos papéis sociais que estes desempenham. Ou seja, o conceito de comunidade abrange, parafraseando Durkheim, a harmonia social na totalidade, união esta que está sendo rompida devido aos desafios da regulamentação das redes sociais no Brasil. Com isso, há de se ressaltar os fatores que fortalecem esse cenário: a omissão governamental e indiferença do corpo social.
Em uma primeira análise, é válido ressaltar que a máquina pública, de fato, carece de ações para reverter essa problemática. De acordo Thomas Hobbes: "Sem Estado, não há civilização, não há cidadania, não há paz". Essa citação evidencia a importância do poder público na manutenção das leis e deveres coletivos, como o direito à segurança e a dignidade humana que é desrespeitado quando os usuários das redes sociais tornam-se vítimas da discriminação, desinformação ou exposição à conteúdos nocivos. Tal conduta justifica-se pela inoperância estatal diante promoção de regulamentações que garantam a população proteção contra possíveis danos causados pelo ambiente virtual. Desse modo, ao falhar em sua função de garantir direitos e ordem civil, o governo não apenas desconsidera a Constituição Federal, mas também, consequentemente, induz a propagação de discursos de ódio, cyberbullying, fake news e golpes.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, Hanna Arendt, em sua obra "Banalidades do mal", discorre sobre a concepção de massificação social, em que todos os indivíduos possuem os mesmos padrões de gostos e comportamentos e são ausentes de consciência crítica. Desse modo, os casos em que a liberdade de expressão é confundida com a normalização de atos ilegais, (Sem vírgula) são um exemplo de banalização, pois ao invés da população menosprezar a divulgação de conteúdos hostis, preconceituosos ou enganosos, a maioria deles preferem ignorar a situação e considerar o meio virtual como "terra de ninguém", o que abre espaço para que usuários mal intensionados usem a redes de comunicação para praticar crimes, uma vez que acreditam não haver punição para suas ações, banalizando, assim, as leis que disciplinam o país. Tendo em vista a ausência de senso crítico social, a temática é silenciada na conjutura social, continuando esse ciclo prejudicial para a prevalência da segurança e respeito na sociedade brasileira.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se imprescindível que o Estado - principal promotor da harmonia social - promova, por meio de verbas públicas, a criação de regulamentações que protegem os usuários de redes sociais sem que a liberdade de expressão seja prejudicada, com o fato de amenizar o problema. Paralelamente, a mídia - instrumento de ampla abrangência - deve conscientizar a sociedade acerca dos empecilhos que os crimes virtuais ocasionam e informar que estes são puníveis por lei, a fim de assegurar os direitos civis. Assim, será possível a consolidação da cidadania e paz no país, tal como afirma Thomas Hobbes. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |