Não se deve regulamentar as redes sociais - Corrige Aqui

Regulamentação das redes sociais no Brasil

Enviada em: 04/02/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
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Regulamentação das redes sociais, inclusive no Brasil, é um tema muito polêmico, espinhoso e controverso. Tal atitude, se for colocada em prática, pode ser usada para combater fake news ou para implementar censura. O ato de regulamentar, na grande maioria das vezes, é aprovado e colocado em prática por agentes de Estado. Sendo assim, é uma via de mão dupla: pode promover organização ou censura. Em relação à internet, a situação não é diferente.

Em primeiro lugar, os defensores de regulamentação das redes sociais (e internet de modo geral) afirmam que é necessário combater fake news, desinformação e discurso de ódio. É verdade que existem muitas notícias falsas e desinformação circulando em ambiente virtual. Mas isso também ocorre na mídia tradicional e nenhum legislador propôs combater (Reveja essa informação). Enquanto ''discurso de ódio'' é um termo muito vago e genérico, tão fluido quanto líquidos e gases. Nenhuma autoridade definiu o que caracteriza ódio e sob ponto de vista de quem. Obviamente não se deve defender atitudes extremistas, a exemplo de apregoar roubos e assassinatos. Porém, apregoar tais condutas já é tipificado como crime. Basta aplicar a legislação já existente. Dessa maneira, a regulamentação proposta pode ser caracterizada como tentativa de censura. Seguindo esse raciocínio, diante de notícias falsas e desinformação veiculadas pelas redes sociais, basta efetivar o contraponto, argumentando porque determinados vídeos e declarações não procedem. Para tal objetivo, não há necessidade de implantar o cerceamento das informações, típica de governos autoritários. (Reestruture essa discussão. Explore o argumento de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, os povos não devem abrir mão da própria liberdade. No Brasil, a premissa não é diferente. Muito raramente ou nunca os políticos (e autoridades de modo geral) afirmam que pretendem suprimir a liberdade de expressão das pessoas. Isso vem disfarçado de boas intenções. Nesse caso, a finalidade alegada é combater fake news, desinformação e discurso de ódio. Não se pode negar que no Facebook, Instagram, Whatsapp etc. circulam (e viralizam) muitas informações sem rigor científico e nada científicas. (Reestruture e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Assim, deve-se publicar o parecer dos principais cientistas, das mais diversas correntes de estudo e ideológicas. Outra possibilidade é facilitar o acesso à justiça por parte dos grupos sociais os quais se sentirem ultrajados. Deve-se sempre pressupor liberdade de expressão e acesso ao contraditório, sem censura.
Portanto, há muitas mentiras, fake news e desinformação na internet, as quais devem ser combatidas, sem ferir a liberdade de expressão das pessoas, inclusive para declarações sem lógica. Daí a frase de Voltaire: ''Não concordo com uma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las''. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200