Sob a égide da Constituição Federal de 1988 — norma de maior hierarquia —, a proteção é assegurada como direito social à população, conforme o artigo 6º. Contudo, a aplicação dessa norma destoa da realidade do Brasil, pois uma parcela significativa da sociedade é afetada pelos impactos negativos das redes sociais, como a disseminação de fake news, discursos de ódio e crimes virtuais. Dessa maneira, para combater tal questão, é essencial discutir suas causas, sendo elas: a indiligência estatal e a omissão midiática.
Sob esse viés, é fulcral pontuar a inoperância governamental no que tange aos impactos desses veículos digitais no cotidiano brasileiro. Nesse contexto, Manoel Barros, na obra "Teologia do Traste", destaca a importância de valorizar situações frequentemente ignoradas. Analogamente, fora da ficção, o Estado brasileiro não age conforme essa lógica, pois não promove a mitigação dos prejuízos causados pelas redes sociais de forma efetiva. (Cuidado ao fazer essa afirmação. Explore mais o argumento apresentado)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a atuação dos meios de comunicação é outra faceta do problema, funcionando como impulsionadora dos desafios enfrentados. Para Chimamanda Adichie, mudar o "status quo" — alterar o estado das coisas — é sempre penoso. Esse aspecto pode ser observado no papel da mídia em relação às infrações cometidas nos ambientes virtuais, uma vez que, muitas vezes, ela acaba contribuindo para a propagação de ideias prejudiciais (Explore essa discussão com mais clareza). Assim, os centros midiáticos falham em coibir esses problemas de maneira eficiente.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a regulamentação das redes sociais no Brasil é um tema relevante e demanda soluções concretas. Para tanto, o governo, órgão responsável por garantir a segurança da população, deve implementar um sistema de monitoramento dessas comunidades on-line, a fim de tornar a internet um ambiente mais seguro. Concomitantemente, cabe ao Ministério da Cultura, em parceria com a indústria cinematográfica, promover a criação de curtas-metragens educativos que evidenciem a importância de denunciar crimes digitais. Espera-se, com isso, um Brasil que cumpra os preceitos estabelecidos pela Constituição Federal. (Faltou apresentar o meio/modo)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |