Celular em sala de aula deve ser proibido.

Tema: Proibição do uso de celular nas salas de aula

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 28/01/2025
Nota tradicional: 640
Nota IA: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O uso de celular em sala de aula deve ser proibido por vários fatores, (Melhore a progressão de ideias) tira a atenção dos alunos e causa transtorno ao professor. Além disso, são vários exemplos ruins com o mau uso de celulares em escolas, tais como filmar as meninas fazer montagem de nudez e colocar na redes sociais isso traz muito transtorno para quem é vítima deste crime, entre outros, ademais, uso de telefone deixa o estudante desconcentrado para prestar atenção nas explicações do professor. (Reveja a relação entre a discussão apresentada com o tema) Deixando (Vírgula) assim, o docente constrangido, pois tem que para de lecionar para chamar atenção do estudante e pedir para guarda o celular. Outro fator que também incomoda o professor é quando o discente começa a filma o professor explicado matéria. (Abordagem limitada. Reelabore)

É importante lembrar que a lei nº 15100/2025, (Sem vírgula) não é para punir o estudante, pois o objetivo dela é proteger a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes. Lembrando-se, que o uso de parelhos eletrônicos para fins pedagógicos sempre será muito bem vindo dentro das escolas, com autorização do professor. O que não pode é o descontrole do uso do mesmo.

(Boa estratégia coesiva) Desta forma, são necessário que tanto o poder público quanto a sociedade civil se organizem para uma reeducação tecnológica, ou seja que a população reaprenda a usar as tecnologias com moderação e sabedoria, para não virar escravo de aparelho eletrônicos e saber selecionar as informações verdadeiras. Enfim, o celular em sala de aula só atrapalha o aluno e causa transtorno ao professor. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos