Meio social e aparelhos tecnológicos

Tema: Proibição do uso de celular nas salas de aula

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/01/2025
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É sancionada no dia 13 de janeiro (Vírgula) de 2025, uma lei que proíbe o uso de todo tipo de aparelhos eletrônicos que possam, segundo o governo, atrapalhar no avanço intelectual do aluno e a comunicação. É confirmado que os smartphones podem gerar problemas de exclusão e disseminação de ódio nas escolas, dados verídicos que são apresentados em jornais e sites de notícias como a G1, que é confiável e sempre dotada de assuntos atuais. (Melhore a contextualização do tema)

“A tecnologia move o mundo.” afirmou Steve Jobs, sobre o crescimento da tecnologia no mundo atual, o que faz referência a criação de aparelhos tecnológicos, e a distribuição deles em todo o globo terrestre. Portanto, o uso dos celulares tomam rumos diferentes, rumos esses que podem ser maléficos para a sociedade, de diversas formas. A pedagoga e coordenadora Mackenzie, (Sem vírgula) afirma que a proibição de aparelhos eletrônicos podem melhorar a qualidade do estudo e a diminuição de casos de exclusões, uma vez que nem todos possuem acesso à internet, visando ainda ajudar os professores que coíbem o uso indevido do celular no quadro de aulas que deve ser seguido. (Melhore a construção de sentido)

(Melhore a estratégia coesiva) Com as melhores intenções de proteção mental, física e psicológica de alunos e toda rede pública e particular, foi tomado partido para um projeto de proibição de eletrônicos, investindo na saúde e bem-estar dos alunos, além de diminuir porcentagens avassaladoras de nomofobia grave e moderada, tanto que o uso e aplicações virtuais foram criadas para melhorar e auxiliar a qualidade de vida; (Ponto final) Em outro caso, existe a possibilidade do uso dessas aplicações no ambiente escolar, mas que sejam utilizados no momento certo, para não intervir no aprendizado dos jovens. “A tecnologia é só uma ferramenta. No que se refere a motivar as crianças e conseguir que trabalhem juntas, um professor é um recurso mais importante.” (Melhore a coesão textual) Afirmou Bill Gates em um período completo e autoexplicativo sobre o recurso mestre e a ferramenta. (Argumentação expositiva)

(Melhore a estratégia coesiva) É importante trazermos sempre ao nosso dia a dia o quanto devemos nos questionar, se estamos ajudando, ou atrasando o avanço dos estudantes nos dias de hoje, tendo em vista que eles serão uma futura nação, mas como ajudar? Seja a par das notícias, vigie a criança ou o adolescente, reflita sobre o melhor para essa nova geração, já que foi ressaltado o atraso na educação e o uso inadequado de meios tecnológicos no ambiente escolar. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos