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Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 27/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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Ao se discorrer sobre a proibição do uso de celular nas salas de aula, é relevante analisar alguns aspectos relativos à referida questão. Nesse contexto, destacam-se tanto o risco de distração quanto a saúde mental como fatores importantes à discussão.

Primeiramente, entende-se que o uso do celular durante as aulas pode comprometer o foco dos alunos. (Truncamento) Visto que as redes sociais, os jogos e as mensagens ou as ligações competem com a atenção que deveria ser direcionada às aulas. Diante disso, é necessário pensar sobre essa questão porque o uso inadequado pode contribuir para o “cyberbullying” e a exposição de conteúdos impróprios, os quais ampliam os desafios vividos pela comunidade escolar. Logo, é crucial o engajamento tanto da comunidade quanto do governo para atenuar essa triste prática. (Explore a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator significativo é a saúde mental, a qual pode ser prejudicada devido ao uso excessivo do celular. Sobre isso, salienta-se que a depressão e a ansiedade são transtornos que mais afetam os jovens, conforme dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde - OMS. Esse fato ocorre porque a dependência digital resulta no medo irracional de ficar sem o dispositivo eletrônico e em problemas de interação social. Dessa forma, fica evidente a necessidade de uma atenção maior a esse público.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do mencionado, destaca-se a fundamental atenção à proibição do uso de celular nas salas de aula, pois a redução do foco ou uma saúde psíquica fragilizada contribuirá para que o jovem tenha uma perca de aprendizagem. Por fim, faz-se necessária ações midiáticas e governamentais para construir uma consciência coletiva sobre esse impasse. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200