Em janeiro de 2025 foi sancionada a lei que proíbe o uso dos celulares em escolas públicas e privadas. Entretanto, apenas banir não é a solução para problemas como a falta de interesse escolar e o mau uso da tecnologia por crianças e adolescentes. Para resolver essas problemáticas (Vírgula) é necessário criar um currículo escolar atrativo com base na realidade tecnológica dos estudantes, além de proporcionar educação digital.
Em primeiro lugar, é necessário destacar o papel da escola no desenvolvimento de bons hábitos, inclusive em relação ao uso da tecnologia. Com base nisso, é visível a importância da implantação de um programa de educação digital nas escolas a fim de evitar o vício e até a prática de cyberbullying. E também, conforme a escritora Djamila Ribeiro, para solucionar um problema é essencial retirá-lo da invisibilidade (Melhore a construção dessa ideia). Portanto, a resposta não é simplesmente banir os celulares das escolas, e sim ensinar os estudantes a utilizá-los corretamente, dessa forma enfrentando a dificuldade diretamente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o desinteresse escolar também é causado pela discrepância entre os assuntos estudados e a realidade dos alunos. Assim, a exclusão de um aparelho das escolas, tão presente no cotidiano dos jovens, poderia aumentar esse abismo. Conforme o método pedagógico do filósofo Paulo Freire (Vírgula) é crucial relacionar os conteúdos das aulas ao dia dia dos estudantes, transformando-os em protagonistas de seu aprendizado e aumentando o interesse pelos estudos. Dito isto, as escolas devem utilizar os celulares como um recurso lúdico e ferramenta de busca para chamar a atenção dos alunos, ao invés de apenas excluí-los da vida escolar.
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, as escolas precisam educar os estudantes para a nova realidade tecnológica, além de apenas proibirem o uso dos celulares. Dessa forma, o Ministério da Educação deve criar um programa de educação digital que ensine os alunos a usarem seus aparelhos de forma segura e produtiva, por meio de aulas especiais dentro da grade curricular. Assim, os estudantes irão ter uma educação condizente com sua realidade tecnológica, gerando interesse e bom uso dos aparelhos. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |