O debate acerca da proibição do uso de celulares em ambientes escolares - Corrige Aqui

Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 27/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

O documentário “O Dilema das Redes”, produzido pela Netflix, aborda acerca das muitas implicações advindas do uso excessivo de aparelhos móveis. Dessa maneira, é essencial o debate sobre a medida de proibição do uso de celulares nas salas de aula, visto que tal decisão pode contribuir para um melhor desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, porém não busca, de fato, gerar uma conscientização e orientação para com o uso desses aparelhos eletrônicos.

O “Estatuto da Criança e do Adolescente” (ECA) garante que todo menor de idade tem direito ao acesso de uma educação de qualidade. O uso de celulares em sala de aula tem sido responsável por um regresso e atraso nos níveis de aprendizagem dos jovens estudantes, ferramentas como o “Chat GPT” são utilizadas para realizar o trabalho que deveria ser feito por esses alunos (Melhore a construção desse argumento). Além disso, os impactos do uso desses aparelhos estão relacionados com questões mentais e físicas que acabam, por fim, acarretando também no desempenho escolar.

(Boa estratégia coesiva) Contudo, deve-se considerar que as sociedades contemporâneas têm se mostrado cada dia mais dependentes do uso dos celulares, os bancos digitais, “Pix” e documentos digitais são alguns exemplos disso. Portanto, é vital considerar que a proibição dos aparelhos eletrônicos em sala de aula apresentará benefícios, principalmente, dentro desses ambientes, mas não irá gerar a orientação e conscientização que os indivíduos dessa nova geração precisam para se portar e lidar com toda a tecnologia que é oferecida fora dos ambientes escolares. (Melhore a relação da discussão abordada com o tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, entende-se que o debate acerca do uso de celulares em escolas é essencial, considerando os malefícios gerados pelo seu uso, mas também a necessidade de saber lidar com as tecnologias que são oferecidas. Assim, o Ministério de Educação deve atuar promovendo campanhas de conscientização sobre as implicações do uso excessivo de telas em questões físicas e mentais, assim como deve buscar incentivar a utilização desses recursos de maneira benéfica e saudável. Assim (Use sinônimos), será possível, cada vez mais, enxergar os aparelhos eletrônicos como aliados no desenvolvimento e aprendizado desses jovens estudantes. (Faltou apresentar o meio/modo)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200