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Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 26/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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“De todas as taras sexuais, não existe nenhuma mais estranha do que a abstinência”. Frase dita pelo humorista brasileiro Millôr Fernandes. O humor pode revelar até mesmo os desejos mais sombrios do homem, ou dos jovens, que atualmente terão que lidar com a proibição dos smartphones nas escolas brasileiras. O celular é uma ferramenta muito presente e essencial para o ser humano, que ao longo dos anos apresentou diversos avanços no ramo tecnológico como a inclusão de assistentes nos aparelhos celulares, reconhecimento facial e digital, entre outros.

Entretanto (Reveja a estratégia coesiva. Este é o primeiro parágrafo de desenvolvimento), apesar dos celulares serem de utilidade no cotidiano adulto, necessitando apenas do aparelho para a realização de transações bancárias, identificação, localização etc. Porém, o dispositivo tem um impacto totalmente diferente nos adolescentes e crianças, onde acabam se prejudicando no desenvolvimento escolar e no convívio social. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o uso indevido do celular pelos jovens pode acarretar diversos vícios e até mesmo transtornos mentais, como TDAH, esquizofrenia etc. (Apresent dados) A internet proporciona de maneira fácil o acesso a conteúdos de violência explícita e cunho sexual, o que afeta de forma direta e indireta uma mudança de comportamento nas escolas, um comportamento agressivo e antissocial. Além disso, o aparelho nas escolas afeta a atenção do aluno e o aprendizado, pois tudo pode ser pesquisado no Google. (Muitas discussões para um parágrafo de desenvolvimento. Bom estudo)

A proibição do celular não é algo inovador, pois essa medida já vem sendo aplicada em países como Espanha e México, mas é algo essencial para reeducar os jovens que estão cada vez mais dependentes e submissos aos eletrônicos, que acabam por cessar a curiosidade e o saber através de um livro. O mundo está mudando, é preciso uma mudança para a presença de adultos competentes e qualificados no futuro. (Não apresentou a proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     600
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200