
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
A proibição do uso de celulares nas salas de aula é um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade. Como disse Mahatma Gandhi, "seja a mudança que você quer ver no mundo". A ausência de conhecimento sobre a importância da comunicação nos dias de hoje, (Sem vírgula) impede a adoção de soluções eficazes e perpetua a desinformação em larga escala. Assim, compreender as causas e propor mudanças práticas perante a isso, (Sem vírgula) torna-se indispensável.
A desinformação sobre como isso afeta a saúde mental dos jovens estudantes de hoje em dia, (Sem vírgula) leva a consequências na saúde dos próprios, o que dificulta o processo de aprendizagem dos jovens e consequentemente pode levar a problemas psicológicos. Por exemplo, um jovem que sempre finaliza sua atividade com rapidez e eficiência, (Sem vírgula) poderá adquirir ansiedade, já que não tem a possibilidade de se distrair de alguma forma, após a finalização de sua tarefa. Como afirmou Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Para combater esse cenário, é essencial implementar campanhas educativas, promovendo o uso consciente do celular, mesmo nas salas de aula.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de conscientização sobre a proibição dos celulares agrava desaproveitamento das aulas, reforçando os indices baixos de aprendizagem no país (Apresente dados). Para solucionar essa questão, é necessário envolver a população em ações coletivas, como debates públicos ou fóruns comunitários, além de incentivar políticas públicas que garantam que ao menos os estudantes tenham sempre o acesso às informações. Como destacou Martin Luther King Jr., "a injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar". Somente com a mobilização social será possível mudar esse quadro.
Superar esse problema exige esforços integrados de toda a sociedade. Como disse Paulo Freire, "não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes". Ao unir diferentes setores e promover o diálogo contínuo, será possível garantir um futuro mais justo e equitativo para todos.
(Boa estratégia coesiva) Para resolver, é necessário implementar campanhas educativas amplas, mobilizar a sociedade para ações coletivas e propor políticas públicas específicas. Parcerias com empresas e ONGs (Desenvolva a sigla) podem reforçar os recursos disponíveis, enquanto o uso de tecnologias pode ampliar o alcance das iniciativas. Tais medidas, se aplicadas corretamente, irão promover um futuro mais consciente e sustentável.
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |