No livro “Ensaio sobre a cegueira”, Saramago retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica do autor é verificada no tema que evidencia a importância de monitorar o comportamento dos jovens nas salas de aula. Dessa forma, a problemática persiste devido não só à base educacional escola, mas também a omissão familiar.
Sob esse viés, pode-se apontar como um fator determinante a lacuna educacional escolar, mostrando-se como um complexo dificultador. Segundo Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Essa perspectiva está presente no tema, uma vez que é necessário os professores educarem os alunos a reconhecer o próprio desempenho depois do uso excessivo (Especifique) em sala de aula. Desse modo, os alunos vão se autoconhecer e entender os seus limites.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é coerente apontar que a negligência familiar impacta a questão. Para Talcott Parsons, a família dá início à formação do indivíduo, que vai exercer papéis na sociedade. Entretanto, os responsáveis devem monitorar o desenvolvimento e comportamento dos adolescentes na frente das telas em dentro de casa. Para que assim, (Sem vírgula) não se torne um mau hábito e não prejudique no desempenho educacional do jovem no cotidiano.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é urgente uma intervenção pontual. Para isso, a família deve instruir os adolescentes a praticar atividades que estimulam o bom funcionamento do cérebro como ler livros, realizar esportes ao ar livre, jogos de tabuleiro etc., a fim de reverter parte da omissão familiar. Paralelamente é preciso intervir sobre a lacuna educacional escolar. Dessa forma, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |