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Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 24/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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No livro “Ensaio sobre a cegueira”, Saramago retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica do autor é verificada no tema que evidencia a importância de monitorar o comportamento dos jovens nas salas de aula. Dessa forma, a problemática persiste devido não só à base educacional escola, mas também a omissão familiar.

Sob esse viés, pode-se apontar como um fator determinante a lacuna educacional escolar, mostrando-se como um complexo dificultador. Segundo Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Essa perspectiva está presente no tema, uma vez que é necessário os professores educarem os alunos a reconhecer o próprio desempenho depois do uso excessivo (Especifique) em sala de aula. Desse modo, os alunos vão se autoconhecer e entender os seus limites.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é coerente apontar que a negligência familiar impacta a questão. Para Talcott Parsons, a família dá início à formação do indivíduo, que vai exercer papéis na sociedade. Entretanto, os responsáveis devem monitorar o desenvolvimento e comportamento dos adolescentes na frente das telas em dentro de casa. Para que assim, (Sem vírgula) não se torne um mau hábito e não prejudique no desempenho educacional do jovem no cotidiano.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é urgente uma intervenção pontual. Para isso, a família deve instruir os adolescentes a praticar atividades que estimulam o bom funcionamento do cérebro como ler livros, realizar esportes ao ar livre, jogos de tabuleiro etc., a fim de reverter parte da omissão familiar. Paralelamente é preciso intervir sobre a lacuna educacional escolar. Dessa forma, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200